Chegou ao município de Vilhena nesta segunda-feira, 13 de junho, a carreta do Hospital de Câncer de Barretos para realizar exames de mamografias a 150 mulheres com idades acima de 40 anos. A unidade móvel ficará em Vilhena até esta quinta-feira.
Os atendimentos serão realizados às mulheres que foram previamente selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através das Unidades Básicas de Saúde, onde os casos de mais urgência foram levados em consideração. Os atendimentos acontecerão nesta terça-feira a partir das 08h num espaço perto da prefeitura da cidade conforme os agendamentos.
O município recebe a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos graças a uma parceria entre a prefeitura através da Secretaria de Saúde e o Hospital de Câncer de Barretos, os quais assinaram o termo de parceria e assumiram o compromisso de fornecer toda a estrutura necessária para que o atendimento seja realizado na cidade. Assim, a população de Vilhena, assim como Cone Sul e outras cidades do Estado serão beneficiadas com mais esta ação de prevenção em saúde.
A carreta possui equipamentos de alta tecnologia e conta com uma equipe altamente capacitada para atender às mulheres. Além da equipe da carreta, funcionárias da atenção básica, assim como a secretaria de saúde estão dando suporte na recepção das pacientes.
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada, quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro e deve ser realizado uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
Texto e fotos: Redação