Na manhã deste sábado, 25, acadêmicos do curso de Serviço Social da Faculdade Unopar iniciaram uma força tarefa no Bairro Bodanese em parceria com a Unidade Básica de Saúde Liro Hoesel, localizada no Bairro Cristo Rei, com o objetivo de combater os focos do mosquito Aedes aegypti, assim como conscientizar a população sobre a importância de se prevenir contra o vetor de várias doenças.
Em conversa com a coordenadora da Unidade Básica, Idelma Rodrigues, informou que 14 casos de Zika vírus foram confirmados em gestantes da área de abrangência do postinho, fazendo com que os profissionais da saúde responsáveis pela prevenção fiquem ainda mais atentos e programem mais atividades educativas. Neste ano a UBS já realizou vários trabalhos de conscientização com outros parceiros, entre eles, o Tiro de Guerra.
Ao todo 27 acadêmicos, acompanhados pela coordenadora de estágios, Elsa Cabianchi e o coordenador da Unopar, Carlos Balestrin, dividiram-se em equipes para visitar as residências do Bairro Bodanese, visando assim exterminar os focos do mosquito. Além dos coordenadores, os acadêmicos são orientados e acompanhados pela Equipe de Saúde da Família (ESF) do bairro em questão, equipe essa que é coordenada pela enfermeira Thais Monteiro.
As demais equipes da UBS estão visitando residências de outros bairros, entre eles, o Cristo Rei, Marcos Freio, Conjunto Habitacional União, Jardim das Oliveiras, Jardim América I e II, Parque Cidade I, entre outros.
Em conversa com Carlos, contou-nos sobre a preocupação com os casos de Zika confirmados nas gestantes e ressaltou a importância da participação dos alunos na conscientização, pois aliado a luta pela sociedade, a atuação dos mesmos nessa atividade acrescenta muito a formação. Estão fazendo um bem para sociedade e complementando com a prática a teoria aprendida em sala de aula.
Texto e foto: Sabrina Mathias