Em parceria com o Tiro de Guerra de Vilhena o posto de saúde Liro Hoesel do Bairro Cristo Rei irá realizar uma força tarefa com objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti que é causador de vários males para a sociedade.
A ação irá atingir os bairros da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) que no total são 10, entre eles estão, Parque Cidade I, Cristo Rei, Marcos Freire, Conjunto Habitacional União, Jardim América, entre outros.
O primeiro bairro a receber visitas será o Jardim Primavera (Setor 17), onde agentes de saúde da UBS, juntamente com atiradores do TG farão uma busca por focos do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus, assim como estarão entregando panfletos com informações sobre combate e prevenção.
De acordo com o Sargento Emanuel Denizar Moreira Muniz, chefe de instrução do Tiro de Guerra, “o exercito de Vilhena, especialmente o Tiro de Guerra, dentro da sua formação, que tem por objetivo formar o reservista de segunda categoria, tem uma matriz específica que fala sobre defesa civil e ação comunitária, dentro dessa matéria será realizado um trabalho eminentemente prático que é a visitação mensal as residências dos 10 bairros de competência da UBS do Cristo Rei, juntamente com os agentes comunitários de saúde”, conta.
As visitas serão iniciadas na sexta-feira, 06, e 09 atiradores serão comandados por um monitor que já está na fase final do curso de formação de Cabo, proporcionando assim uma instrução diferenciada aos soldados. O intuito é atingir 100% das residências.
“A formação do atirador inicia 1º de março e durante os dois meses passados já receberam formação básica e estão apitos a realizar o trabalho junto à sociedade, ganha o município, ganha o atirador”, contou o Sgt Denizar.
Ainda segundo o Sargento, se não for realizado um trabalho diferenciado nesse aspecto, inevitavelmente os postos de saúde continuarão cheios diariamente e a população vai perecer, e para que isso não aconteça à parceria foi fechada para o ano todo, visando reduzir ao máximo os focos de transmissão.
Denizar espera novos parceiros futuramente, para que assim consigam chegar ao fim de 2016 com o mínimo de focos do mosquito possível. As visitas serão realizadas no período da manhã, seguindo as normas e os regulamentos do TG.
A equipe do TG, assim como a da UBS Liro Hoesel, pedem o apoio da população para que a força tarefa seja executada com sucesso e os focos sejam exterminados.
Responsável pela unidade de saúde, Idelma Rodrigues agradeceu em nome de toda equipe da UBS o apoio do Tiro de Guerra e a parceria firmada em prol da saúde da população.
Texto e fotos: Sabrina Mathias