A Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada pelo Sebrae em Vilhena, contou na última quarta-feira (04/05) com a palestra sobre a importância da contribuição previdenciária para o MEI. Durante a palestra, destacaram-se os benefícios recebidos pelos MEIs que contribuem mensalmente com a previdência, como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, pensão por morte e auxilio-reclusão.
“Hoje descobri com meu marido que temos direitos garantidos pela nossa contribuição para a previdência que não sabíamos”, aponta a MEI Solange Raimundo de Jesus Dourado. Segundo Solange, seu marido está com problemas de saúde e não sabia do direito ao benefício. “Por isso a palestra foi importante, não só para nós, mas acho que para todos que estavam presentes. Porque às vezes temos receio de contribuir, mas mal sabemos o quanto é importante para nosso futuro”, finaliza.
Para Edvaldo Oliveira Lopes, gerente da previdência em Vilhena, esse tipo de ação é importante para esclarecer os benefícios para os MEIs que tem receio quanto a contribuição. “Quando apontamos os benefícios que eles têm quando contribuem mensalmente e eles compreendem, dificilmente não se regularizam perante o órgão”, aponta.
Lopes aproveita para esclarecer sobre os prazos de carência após o início da contribuição. “A maior dúvida dos presentes foi quanto ao prazo de carência. A maioria pensava que só de começar a contribuir já poderia desfrutar dos benefícios. Explicamos o prazo 12 meses para o auxílio doença, 10 meses para salário maternidade, contribuição mínima de 15 anos para se aposentar (e 60 anos de idade para a mulher e 65 para o homem), mas já para sua família em caso de morte ou reclusão, começa-se a receber a partir do primeiro dia do pagamento, por isso é importante contribuir”, conclui.
Já Eliaquim de Freitas Viana, que é empreendedor informal, destacou a importância de sair da informalidade. “Estou acompanhando o trabalho do Sebrae durante essa semana e vendo os benefícios de me tornar um microempreendedor oficialmente. Agora com a palestra do INSS, vejo a importância de sair da informalidade. Vou me organizar financeiramente e procurar o Sebrae para abrir minha microempresa”, finalizou.
Para mais informações sobre a Semana do MEI e as demais soluções do Sebrae acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800.
Assessoria