Após ter sido realizada a campanha em Cerejeiras e Colorado do Oeste e ter arrecadado mais de 1.500 amostras para doações de medula, batendo o recorde no estado de Rondônia, a campanha “Vamos Salvar o Vinicius” que tem por objetivo encontrar um doador de medula óssea compatível com o pequeno Vinicius Marques R. Alves, de apenas 04 anos, está acontecendo em Vilhena.
A campanha em prol do pequeno guerreiro morador do município de Cerejeiras que tem leucemia mieloide aguda – um tipo de câncer nas células do sangue e na medula óssea, já mobilizou centenas de pessoas e não para de crescer. A campanha é uma iniciativa do Hemocentro de Vilhena e dos familiares do pequeno Vinicius.
Em conversa com o pai de Vinicius, Elismar Marques, foi nos informado que atualmente o quadro do garoto é estável e que há cerca de 3 dias ele recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Câncer “Lulinha” em Barretos-SP após vencer um quadro de pneumonia.
Vinicius que está acompanhado da mãe vem lutando pela vida e por telefone troca energias positivas com o pai que está na busca pelo doador compatível em Rondônia. “Tem gente em situação muito pior que a do meu filho, eu não estou fazendo isso só por ele, se puder encontrar pelo menos 2 doadores para ajudar outras pessoas, vou ficar feliz”, contou o pai.
Apesar de estável a situação do pequeno é de urgência, pois o médico deu um prazo de três meses e meio para que encontrem um doador e façam o transplante, com isso a família corre contra o tempo para que o caso de Vinicius não agrave.
Ao contrário de Cerejeiras e Colorado que tiveram apenas um dia de coleta, em Vilhena a campanha será realizada durante toda semana das 8h às 13h, e o objetivo é bater o recorde dos primeiros municípios participantes.
Além de realizar a coleta no local, o Hemocentro de Vilhena está disponibilizando uma equipe para coleta externa em empresas que se sensibilizarem com a causa do jovem Vinicius.
O filho e a esposa estão no hospital, e fora dali contaram com uma casa de apoio para hospedagem, já Elismar não está tendo esse apoio e seus gastos triplicaram, já que tem viajado com frequência na busca por doadores. Quem puder contribuir com um apoio financeiro também estará contribuindo com a causa.
Não deixe de doar e ajudar a salvar vidas!! Todas as doações serão enviadas a Barretos e lá será verificada a compatibilidade. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (69) 8417-4516, com Elismar.
Os candidatos a doação irão doar cerca de 5ml de sangue que ficará no banco nacional REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) até os 60 anos de idade, e caso seja compatível será convidado à doar. No local da doação o doador poderá tirar todas as dúvidas.
Texto e fotos: Sabrina Mathias