A deputada do Cone-sul esteve com o presidente da ALE na apresentação do projeto ao governador Confúcio Moura, que também anunciou reforços no setor
A deputada estadual Rosangela Doandon (PMDB) esteve na última quarta-feira, 18, no gabinete do secretário de estado da agricultura, Evandro Padovani, para apresentar, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), Maurão de Carvalho (PMDB) detalhes de um projeto idealizado pela casa de leis em parceria com os demais deputados. Trata-se do investimento na ordem de R$ 10 milhões na cafeicultura rondoniense. O valor, segundo a deputada, será destinado para a compra de mudas de café Clonal e também calcário para ajudar na produção.
Ao lado do ex-prefeito de Vilhena, Melki Donadon (PTB), a deputada comemorou, juntamente com Maurão de Carvalho, o interesse do poder executivo estadual em abranger ainda mais a ideia proposta pelos deputados estaduais de Rondônia. “Estivemos com o Governador Confúcio Moura e ele ficou empolgado com a proposta. Parabenizou os deputados pela iniciativa e anunciou que o Executivo deve investir mais R$ 10 milhões no setor. De acordo com ele, o café é a próxima cultura que vai emplacar no estado, e o investimento tem como meta fazer com que a cadeia produtiva ganhe ainda mais força”, disse a deputada do Cone-sul de Rondônia.
O presidente Maurão de Carvalho também está empolgado com o projeto. “Vamos estimular ainda mais a nossa produção de café, sempre buscando a sustentabilidade e qualidade nos grãos, para que mais mercados possam consumir o produto de Rondônia, que gera emprego, renda e tributos aos cofres públicos”, explica o deputado. O montante será destinado à Secretaria do Estado da Agricultura (SEAGRI) que se responsabilizará pela compra dos produtos.
O recurso oriundo exclusivamente da ALE-RO tem previsão para ser liberado no início de 2017, por conta das questões burocráticas relacionadas ao orçamento. O secretário de agricultura, Evandro Padovani faz uma perspectiva interessante da cafeicultura do estado com o investimento anunciado. “Esses investimentos criarão um novo cenário na cafeicultura de Rondônia, elevando a qualidade dos grãos e abrindo portas para mercados internacionais. Com ações como esta, o Estado se assegura como um dos mais importantes na agropecuária do País”, defendeu.
A deputada estadual Rosangela Donadon sempre defendeu o agronegócio desde o início do seu mandato. “O setor é responsável por boa parte da economia rondoniense. Por conta disso, merece nosso empenho, respeito e dedicação para fortalece-lo ainda mais”, comentou em conversa com representantes da área.
TEXTO: Da Assessoria
Fotos: ALE/RO