As estatísticas apontam números assustadores de acidentes, são mais de 40 mil mortos no trânsito, sendo a 3ª causa de mortes no país
Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 04, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (ACIV) a abertura oficial do “Maio Amarelo”, ação que visa conscientizar a população sobre a importância da prudência no trânsito, evitando assim os acidentes.
O evento contou com a presença de representantes do DETRAN, CIRETRAN, Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN), Secretaria Regional, Polícia Rodoviária Federal, Câmara de Vereadores, da ACIV, representantes de instituições de ensino, entre outros.
O evento foi conduzido pelo coordenador de fiscalização e operação da Lei Seca no Cone Sul da Ciretran Felipe Braga juntamente com a responsável pela educação de trânsito Claudineia Brigel onde apresentaram a ação que tem por finalidade estimular a participação e contribuição da população, empresas, governos e entidades para um trânsito melhor.
Atualmente, de acordo com dados do Pelotão de Trânsito de Vilhena e do Registro Nacional de Estatísticas de Trânsito (RENAEST) Vilhena possui uma frota com mais de 50 mil veículos, perdendo apenas para a capital Porto Velho, entre carros, motos e caminhões e em 2014/2015 foram registrados 779 acidentes, deixando 945 vítimas, sendo delas 16 fatais no local do acidente.
Foram apresentados também os locais, horários e causas mais incidentes, assim como os maiores envolvidos em acidentes em Vilhena. Os dados são alarmantes, além do número de acidentes, o governo tem um custo anual de aproximadamente R$ 30 bilhões de reais no Brasil.
O Maio Amarelo foi criado em 2011 e tinha objetivo de reduzir pela metade o número de acidentes, porém, em 5 anos o número de acidentes com maior gravidade dobrou e Felipe mencionou que esse é um fator importante para que cada condutor analise se suas contribuições com o trânsito tem sido positivas ou negativas.
Foi citado também que as ocorrências por embriaguez ainda são altíssimas, mesmo com a multa para a Lei Seca sendo uma das mais altas do país, alcançando quase R$ 2 mil reais. Vale lembrar que 97% dos acidentes são de causa humana.
Mesmo a Prefeitura Municipal de Vilhena recebendo diretamente 50% do IPVA pago pelos vilhenenses, o apoio à Secretaria de Trânsito do município tem sido praticamente zero, levando em conta o atual prédio de instalação da secretaria e as dificuldades que vêm enfrentado para oferecer o mínimo à população.
Apesar de tudo, em parceria com o CIRETRAN, equipes têm se esforçado para realização da ação, que em breve irá mobilizar vilhenenses através de blitz educativas, palestras, entrega de panfletos, entre outros.
Confira programação:
CRONOGRAMA MAIO AMARELO – AÇÕES CONJUNTAS
Texto e fotos: Sabrina Mathias