O Dia do Desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio e em 2016, o evento foi realizado na última quarta-feira, em 25 de maio. O principal objetivo desta data é motivar à população à prática de atividades físicas, seja para melhorar o seu condicionamento físico como mental.
No Dia do Desafio as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.
De acordo com a coordenadoria da ação no estado de Rondônia, em 2016 o Dia do Desafio recebeu 3.632 cidades inscritas, num total de 20 países. No Brasil foram 1.866 municípios, totalizando a adesão de 20 Estados, em Rondônia participaram 30 municípios.
Em Vilhena, diferentes escolas entraram na disputa contra a cidade venezuelana de Porlamar e colocaram alunos e professores para se exercitarem. A escola municipal Ivete Brustolin foi uma delas e, no dia toda a equipe executou alguns exercícios físicos ministrados pelo Educador físico Tacone Rulihan. Atividades de alongamento e aeróbica também foram realizadas.
Outra escola que também colocou o corpo docente, discente e pais de família para se exercitarem foi a escola municipal Chitosse Mochizuki Inaba, ela no dia realizou um aulão de zumba com professores renomeados da área, tais como, o professor Franco e a professora Nadia Reis que deram um show de dança para todos os participantes.
O município de Vilhena já conquistou algumas vitórias consecutivas em 2012, 2013 e 2014 no Dia do Desafio.
CONE SUL NO DIA DO DESAFIO
Cinco municípios do Cone Sul participaram do maior evento esportivo que conta com a participação de toda a população, entre os municípios que participaram neste ano temos: Colorado do Oeste que enfrentou a cidade de Pajapita (Guatemala), Pimenteiras do Oeste disputou contra a cidade paulista de Lupércio; Cerejeiras enfrentou a cidade cubana de Sierra de Cubitas; e Chupinguaia competiu contra Rafard, de São Paulo. Corumbiara e Cabixi ficaram de fora, mais uma vez.
Texto: Redação
Fotos: Nataly Labajos