Número é a soma de títulos cancelados e suspensos. Prazo de regularização encerrou dia 4 de maio.
Os municípios de Vilhena e Chupinguaia, na região do Cone Sul de Rondônia, possuem 4.421 títulos inaptos ao voto, de acordo com a 4º Zona da Justiça Eleitoral do Estado. O número é a soma de títulos cancelados e suspensos. O prazo de regularização do documento encerrou no último dia 4 de maio.
De acordo com relatório da 4º Zona, que compõe os dois municípios, são 3. 411 títulos cancelados e 1.010 suspensos. “Os cancelados são aqueles que deixaram de votar nas três últimas eleições e não regularizam sua situação até o dia quatro de maio, e também aqueles eleitores que faleceram”, explica a chefe de cartório em Vilhena, Fabíola Bernardo.
Os títulos suspensos são por condenação criminal, condenação por improbidade administrativa ou por cumprimento do serviço militar obrigatório. “Esses eleitores não vão poder votar nas eleições desse ano, e nem precisam justificar, já que estão com direitos políticos suspensos”, ressalta a chefe de cartório.
Conforme a 4º Zona, em Vilhena são 58.770 eleitores aptos para as eleições de 2016, e 6.436 em Chupinguaia. “Esse número pode sofrer alguma alteração em virtude de falecimentos, e aqueles que podem vir a ser condenados até as eleições”, salienta Fabíola.
O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para 30 de outubro, último domingo do mês.
Fonte: G1