Mais de 240 mil hectares de área plantada produziram cerca de 770 mil toneladas de soja em Rondônia na safra de 2014/2015. O aumento de 6% do período anterior, atrelado ao avanço na produção também em outros Estados, projeta o país ao segundo lugar do ranking na produção mundial, atrás apenas dos Estados Unidos da América.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção nacional brasileira supera os 95 milhões de toneladas do grão e isso tem despertado o interesse de empresários internacionais que buscam formas de adquirir o produto diretamente dos produtores como é o caso de Mohsen Said, diretor executivo de operações internacionais da Assuan Investiment e Jamal Abdulla, presidente da EZ Discount Deal LLC.
Em busca de novos negócios para atender a demanda de países situados no Oriente Médio, os empresários visitaram e conheceram o Porto Público de Porto Velho e descreveram a reunião de negócios como promissora. “Já atuamos em São Paulo e Tocantins, exportando pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), contudo, precisamos ganhar tempo com a logística e escoar outros produtos além da soja, mas também o arroz, milho, carne e frango, para atender a demanda dos países daquela região”, esclareceu Mohsen.
O diretor de Operação e Fiscalização, Ednaldo Gonçalves, recepcionou os empresários e explicou o funcionamento do Porto Público e as áreas disponíveis para arrendamento além de convidá-los para participar da 5ª Rondônia Rural Show no próximo mês. “Todo Estado que investe no agronegócio caminha à margem da crise. Se somarmos isso com infraestrutura e logística disponível para escoar a produção, temos condições de competir de forma incisiva. Nesta feira, os senhores terão a oportunidade de conhecer produtores de todo o Estado”, pontuou.
Fonte: Secom