A organização não governamental – ONG, Instituto Comunidade Solidária, iniciou no último dia 27 de Abril, em escolas públicas do município de Cerejeiras, o projeto Jovem Eleitor. Serão realizadas palestras nas Escolas Tranquedo de Almeida Neves (ETAN) e Centro Estadual de Ensino de Jovens e Adultos (CEEJA) “Carlos Drumond de Andrade”.
O objetivo do Jovem Eleitor foi divulgar a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Justiça eleitoral, estimulando e convidando jovens de 16 a 17 anos a tirarem seu Título de Eleitor. O projeto pretende promover a conscientização de adolescentes e jovens de escolas públicas do município sobre a importância da política e do voto nas Eleições Municipais de 2016.
Segundo o professor Vagner Meira, coordenador do projeto Jovem Eleitor, a ação visa o fortalecimento da cidadania e ampliação da participação dos adolescentes e jovens nas Eleições Municipais. “O processo de conscientização dos jovens é fundamental diante do atual cenário de descredito da crise na política brasileira. Um jovem mais preparado poderá escolher melhorar seus candidatos, e assim ajudar a mudar nosso município, estado e país.”.
Segundo o TSE (2016), o Brasil possui mais de 5,2 milhões de jovens entre 16 a 17 anos que ainda não possuem seu título de eleitor. A participação deste grupo etário nas eleições não é obrigatória, mas poderá contribuir diretamente nos resultados das eleições municipais.
A campanha terá a parceria do Cartório Eleitoral, que receberá os jovens e fará atendimento em mutirão dos mesmos. Será realizado também um concurso de redação apoiado pela OAB, SEDUC, ACIC e instituições escolares sobre o tema.
“Pelo voto podemos fazer mudanças no país, melhorar os serviços públicos de saúde, educação, cultura, esporte e a geração de emprego e qualidade de vida da população” concluiu Meira.
Fonte: Vagner Meira Teixeira