O local foi todo enfeitado e contou com cartazes confeccionados pelos próprios índios lembrando a cultura das tribos
Há mais de cinco décadas comemora-se o Dia do Índio no dia 19 de abril e em alusão a isso, acompanhamos a festa realizada pelos indígenas presentes na Casa de Saúde Indígena Vilhena (CASAI).
A CASAI atua como casa de apoio à população indígena e oferece abrigo a eles quando precisam realizar algum tipo de tratamento ou consulta na cidade, levando-os as consultas, assim como, acompanhando seu período de tratamento ou pós cirúrgico, por exemplo.
Uma equipe multiprofissional composta por 2 médicos, psicóloga, assistente social, nutricionista, 2 enfermeiras, 13 técnicas de enfermagem, dentista, realiza o acompanhamento dos índios na própria CASAI. Além dessa equipe, a população indígena da região conta também com uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF), composta por 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem, 1 médico, psicóloga, nutricionista e dois dentistas, que fazem visitas as aldeias. “O intuito da CASAI é levar a equipe de PSF até a aldeia, e não levar os índios até a CASAI”, conta uma das funcionárias.
A CASAI de Vilhena conta com 40 alojamentos atualmente e há uma grande rotatividade de índios das variadas etnias de competência do local, são elas, Nambikwara, Kanuê, Aikanã, Akuntsu e Terena, espalhadas por 34 aldeias dividas pelas cidades de Corumbiara, Chupinguaia, Comodoro e Vilhena.
Mesmo longe de suas aldeias, os índios não deixaram de comemorar a data especial e realizaram um momento de canto e dança no local, com direito à caracterização para o festejo.
Um grupo de alunos do curso de enfermagem da faculdade Unesc estiveram presentes no local, onde realizaram um teatro para chamar a atenção dos índios para as formas de contágio e prevenção da gripe H1N1.
Texto e fotos: Sabrina Mathias