Vilhena será o primeiro município do Estado de Rondônia a apreciar matéria referente à obrigatoriedade do diploma de jornalismo para ocupar cargos efetivos ou comissionados na administração pública municipal. O projeto de lei será lido no plenário do Poder Legislativo nesta terça-feira, 5.
O projeto é oriundo da comunidade acadêmica, solicitado por professores e Bacharéis em Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena. O vereador Junior Donadon, presidente da Casa de Leis, recebeu a propositura e o colocou em pauta atendendo a demanda da categoria num em que se comemora o Dia do Jornalista, 07 de abril.
A matéria, que é inédita em Rondônia, já existe em vários municípios do Brasil, como Belo Horizonte, São Paulo, Paraíba, Maceió. Inclusive, projeto semelhante foi votado e aprovado no Estado do Rio Grande do Sul.
O objetivo do projeto, que atinge a prefeitura e Câmara Municipal, é estabelecer a exigência do diploma com o propósito de garantir a importância da formação acadêmica, assim como ocorre com outras profissões, que precisam de formação para o exercício da profissão.
No início de fevereiro, o projeto foi pauta de um grupo de Bacharéis em Comunicação Social/Jornalismo com professores da UNIR. O grupo vai se reunir neste final de semana com o presidente da Câmara de Vilhena para fortalecer o projeto.
VEJA MAIS NOS LINKS ABAIXO:
http://www.portalimprensa.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/03/10/imprensa34260.shtml
http://blogs.correiobraziliense.com.br/papodeconcurseiro/diploma_de_jornalismo_para_ingresso_na_administracao_publica_e_exigido_em_um_estado_e_em_tres_cidades
http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/projeto-relacionado-ao-diploma-de-jornalismo-vira-lei
http://portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/31888/projeto+exige+diploma+para+jornalistas+contratados+pela+prefeitura+de+joao+pessoa+pb
Assessoria