Um dos registros do caminhão que transporta Dióxido de Carbono (CO²) apresentou rompimento e com isso passou a vazar
O caso foi registrado na noite desta segunda-feira, 18 de abril, por volta das 22h00 no pátio do posto de combustível Planalto, bairro Jardim Eldorado, em Vilhena.
A central do Corpo de Bombeiros foi solicitada por testemunhas que relataram que a carreta Volvo, modelo FH 440 de cor branca com verde, placa ATR-3801/Araraquara-SP que pertence a empresa White Martins estava encostada no pátio do posto, quando houve o rompimento de um registro e o produto CO².
Prontamente os bombeiros se deslocaram ao local, onde verificaram a situação e tranquilizaram a população, tendo em vista que o Gás Carbônico não é tóxico em lugares abertos, mas é asfixiante na ocorrência de vazamentos em ambientes fechados.
O Gás Carbônico, também conhecido como Anidrido Carbônico, é um gás não tóxico, inodoro e incolor com sabor suavemente ácido. O gás carbônico é 1,5 (um vírgula cinco) vezes mais pesado que o ar; devido a sua baixa tensão de vapor à temperatura ambiente, é um gás condensável. Acondicionado em cilindro na forma líquida em equilíbrio também com a forma gasosa. Todavia, é um gás nocivo ao meio ambiente em casos quando vazados em larga escala.
Horas após o sinistro, o motorista do caminhão apareceu ao local e concertou o sistema, fechando o registro.
O vazamento não causaria explosões, como era temido por populares.
Uma ocorrência quanto ao fato será realizada pelo Corpo de Bombeiros.
Carlos Mont Serrate
Folha de Vilhena