Os cursos superiores normalmente oferecem aos alunos conhecimento prático e teórico de qualquer que seja a área, em vista disso, alunos do curso de Engenharia Ambiental da UNESC visitaram o Parque Ecológico, localizado próximo a nascente do Rio Barão do Melgaço, durante um sábado letivo.
A aula da disciplina de Introdução à Engenharia Ambiental levou os alunos a coletar informações de problemas ambientais e belezas cênicas do local, onde após a coleta, o professor e coordenador do curso Dr. Gabriel de Paula Paciencia fez explanações sobre a relação dos problemas ambientais identificados com a ação humana.
O docente abordou também a importância de se ter no ambiente urbano, locais preservados e de preservar o Parque Ecológico para a gestão dos recursos naturais, falando em como um Engenheiro Ambiental poderá usar técnicas para preservar o local e também para solucionar ou minimizar os problemas ambientais ali existentes.
“Inserir os alunos em aulas práticas de campo é extremamente importante para que eles possam relacionar o conteúdo de sala de aula com suas futuras situações de trabalho desde o início do curso”, conta o professor Gabriel.
No começo do mês de maio os alunos estarão finalizando os materiais sobre fotos e relatos dos problemas ambientais e belezas cênicas encontradas, os quais utilizarão em uma exposição no hall de entrada da faculdade Unesc, durante a Semana de Meio Ambiente e Saúde, que será realizada no final do mesmo mês e nos primeiros dias de junho.
O objetivo da exposição, além de acrescentar conhecimento aos acadêmicos, também irá apresentar a atual situação a alunos de escolas do município que visitarão a instituição para prestigiar os resultados dos sábados letivos.
Apesar de estarem no início do curso os acadêmicos já realizaram diversas atividades práticas em prol do meio ambiente.
Texto: Sabrina Mathias
Fotos: Divulgação