Parte da Lagoa Azul agora faz parte do território do Estado de Rondônia
Na manhã da terça-feira, 01 de março, foi realizado nas dependências da faculdade Unesc uma reunião com o prefeito municipal de Vilhena, José Rover, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria de Estado Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (EMATER) e do Governo do Estado para anunciar uma mudança na cartografia da divisa do Estado.
Há anos, houve um erro na confecção do mapa que indica a divisa entre Rondônia e Mato Grosso, e ao recalcular a área foi observado que um território, de acordo com a cartografia, seria do MT, porém, na realidade pertence ao município de Vilhena/RO.
Os cálculos foram refeitos e Vilhena ganha uma área de cerca de 10km além da fronteira do MT, fazendo com que os bairros em expansão e que agricultores da região façam parte do município de Vilhena.
O prefeito foi informado do ganho de território e convocado a providenciar os marcos para demarcar a nova divisa entre os estados. Rover se comprometeu com os representantes a direcionar a Secretaria Municipal de Obras a instalar os marcadores nos 14 pontos estipulados pelo IBGE.
O IBGE ainda fará reuniões e outros cálculos para saber ao certo, em hectares, a região recuperada.
Texto e foto: Sabrina Mathias