Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Cultura de inhame no Cone Sul deve movimentar lideranças do Estado nesta sexta-feira




1

Através de uma iniciativa do Secretário Municipal de Agricultura de Cerejeiras Nilson da Silva, Lideranças Estaduais e Municipais deverão ter um encontro nesta sexta-feira, 01 de abril, no sítio Perobal na Linha B da 4ª para a 5ª eixo na propriedade do produtor rural Expedito Josédos Reis.

Já marcaram presença o Deputado Federal Nilton Capixaba, os deputados Estaduais Maurao de Carvalho, Lebrão e Luizinho Goebel, Ezequiel Neiva de Carvalho, além do Produtor de Inhame de Vilhena Melki Donadon.

- Advertisement -
- Advertisement -

Nilsão,  disse para nossa reportagem que serão palestras para  “conhecer de perto o sistema aplicado aqui para que nossa produção também seja de qualidade e que tenhamos garantido mercado de venda”, pois pretendemos trocar a plantação do café pela de inhame, que chega a produzir 4 mil arrobas por hectare.

- Advertisement -

O Secretário também disse que esse produto poderá ser transformado na Terceira maior economia de Cerejeiras, com uma produção do inhame, que deverá movimentar R$ 3,5 milhões na agricultura familiar.

Pelo menos duzentos agricultores familiares com propriedades rurais nas Linhas entre a terceira e a 5ª eixo, participarão do 1º Dia Especial sobre Inhame em Cerejeiras na sexta-feira, 1º de Abril, na propriedade do sitiante Expedito Jose dos Reis, um dos principais e mais experientes produtores do tubérculo ma região.

“Em 2015 plantei pela primeira vez duas toneladas de inhame. Neste ano pretendo dobrar o plantio”, disse Expedito, animado com a colheita que deverá ocorrer em maio próximo. “Quando vi a plantação daqui e lembrei-me do investimento do meu vizinho não tenho dúvidas: vou acabar de vez com o café para plantar inhame”, anima-se ele, em meio à lavoura.

O inhame vem depois das produções de soja, arroz e milho, respectivamente. A plantação do tubérculo vem sendo mais uma alternativa econômica para os agricultores familiares em razão do lucro e a venda certa do produto.

A produção de inhame na região cresce assustadoramente. O pecuarista Melki Donadon tem mais de 20 hectares plantados em Vilhena, junto a granja Vilhena, devendo aumentar neste ano para 100 alqueires dedicados a produção dessa cultura que vem sendo consumida especialmente no mercado amazônico.

Maurão de Carvalho disse que associações dedicados ao cultivo desta cultura terão incentivo do Governo do Estado cuja propositura será apresentada ao Governador Confúcio Moura. “Nem todas as famílias ainda estão inseridas na produção do inhame, mas a partir de agora vamos favorecer esse engajamento”, abrevia o presidente da Assembléia Legislativa.

Foto e texto: Fabiano Cremonini

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas