Em sessão extraordinária realizada na manhã da última segunda-feira, 28, a Câmara Municipal de Vilhena aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei 4.748/2016, que institui o programa de incentivo ao cultivo da Citronela e Crotalária, como método natural de combate à dengue no município.
Autoria da vereadora Maria José da Farmácia (PSDB), o projeto estabelece o combate ao inimigo número 1 dos brasileiros: o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
A parlamentar solicitou ao Executivo a criação deste programa como métodos naturais de combate às doenças. Ela também solicita o plantio de mudas nas margens de rios, praças e demais áreas públicas e que sejam feitas campanhas educativas em escolas da rede municipal.
Em justificativa, Maria José classifica a situação dos casos das doenças propagadas pelo mosquito em Vilhena como “dramática e grave” e cita outros municípios que implantaram o método natural e obtiveram eficácia satisfatória no combate.
“A Citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, enquanto ao crotalária atrai libélulas, que são predadoras naturais do Aedes Aegypti. As plantas são um repelente ecológico e não causam dano à saúde”, pontuou Maria José.
Agora o Executivo tem prazo regimental de 10 dias, a partir do recebimento do Ofício enviado pela Câmara, para sancionar e a nova Lei passar a vigorar no município.
Assessoria