Alunos do 6º ao 3º ano da Escola Estadual Machado de Assis participaram da palestra
Diversas ações estão sendo realizadas em todo país para prevenir e combater o mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, e em Vilhena não está sendo diferente, pois, todos os setores têm realizado atividades em prol do combate ao vetor.
Uma das formas de conscientizar à população é através de palestras com público escolar, pois o conhecimento passado às crianças e adolescentes é repassado para seus familiares e amigos, criando uma corrente de ensinamentos.
Com base nisso, a enfermeira da Unidade de Saúde do Setor Industrial e professora da Unesc, Ana Paula Rodrigues, convidou alunas do 7º período do curso de enfermagem da instituição de ensino para ministrar uma palestra sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, assim como alertar os alunos sobre os sinais e sintomas das doenças causadas pelo vetor.
A palestra foi ministrada pelas acadêmicas, Ariadne Vargas e Evellin Gambati, que contaram com o apoio da professora Ana Paula, para alunos do 6º ao 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Machado de Assis no período da manhã.
De acordo com as acadêmicas, a escola está repleta de cartazes informativos sobre os males que o mosquito oferece ao ser humano e os alunos já estão bem informados sobre o assunto, porém é sempre importante frisar a importância de combater.
Informaram também que já foi feito o plantio da Crotalária breviflora na escola, a planta atrai a Libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes, e quando os ovos nascem e viram larvas, elas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
Além de tudo isso, a Libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte do seu cardápio, é um dos pratos preferidos das libélulas, o que pode diminuir e até mesmo acabar definitivamente com a manifestação.
Texto: Sabrina Mathias
Fotos: Divulgação