O curso de capacitação do Programa Redesim foi realizado durante todo o dia desta última segunda-feira, 23 de fevereiro, no auditório da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas/A casa do empreendedor, onde foi ministrado a alguns servidores municipais em busca de desburocratização o processo de abertura de empresas.
A REDESIM- Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios é um sistema que permite abertura, alteração, baixa e legalização de empresas em todo o País. E a cidade de Vilhena não poderia ficar fora deste programa que visa facilitar e simplificar procedimentos, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Em entrevista com a Agente de Desenvolvimento do Município, Suppie Ferreira, Rondônia é o 10º estado em receber a capacitação, sendo Vilhena o 38º município em participar do programa em todo o Estado.
O prefeito José Luiz Rover assinou o termo de adesão, dando início à execução do programa dentro do município. Ao todo 40 servidores municipais participaram da capacitação, sendo vinte pela manhã, da secretaria de Vigilância Sanitária e secretária do Meio Ambiente e vinte no período vespertino, sendo eles da tributação (secretaria de planejamento e secretaria de fazenda).
Suppie revela que a iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para o sistema, simplificando assim procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Como funciona
A REDESIM é administrada por um Comitê Gestor, composto por orgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresárias e sociedades simples. Serviços oferecidos:
Consulta de Viabilidade; Coleta Eletrônica de Informações; Registro e Inscrições Tributárias; Licenciamento das Atividades; Alteração e Baixa; Vantagens; Agilidade e segurança ao processo.
Texto e fotos: Redação