Com o início das aulas, em grande parte das instituições de ensino superior são realizados os famosos “trotes” de boas vindas com os alunos novos da instituição, os chamados calouros. Há várias maneiras de receber os estudantes e uma das formas que podem ser utilizadas é a doação de sangue, adotada e incentivada pelos acadêmicos do curso de Enfermagem da faculdade Unesc.
Este projeto já foi realizado outras vezes com os alunos da faculdade, e neste início do ano os acadêmicos do curso de Enfermagem tomaram a iniciativa para a realização do projeto e entraram em contato com o Hemocentro de Vilhena que irá deslocar uma equipe até a instituição, onde farão a coleta de sangue dos alunos dos vários cursos.
Em conversa com a assistente social do Hemocentro, Michely Toledo, foi informado que serão 4 dias de mobilização na faculdade, sendo que nos dias 22 e 23 de fevereiro serão realizadas palestras sobre a importância da doação de sangue, ministradas pelos alunos residentes da Unesc.
Já os dias 24 e 25 serão destinados à coleta sanguínea, onde os alunos acima de 16 anos, com autorização dos pais e acima de 50kg, boas condições de saúde, descansados (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), bem alimentados, e portando documento original com foto por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social) poderão doar.
Todos poderão doar, mas como se trata de um “trote” de boas vindas, o foco das doações são os novos alunos da faculdade.
Após o episódio lamentável ocorrido no início desta semana com alunos da faculdade FAMA, o coordenador do curso de zootecnia, Gean Carlo, tomou a iniciativa e convidou alunos da instituição a abraçarem a causa também, e cerca de 70 alunos irão até o hemocentro no final da tarde desta quinta-feira, 18, para fazer a doação.