Divulgação PRF
Ao verificar as espécies transportadas foi encontrado madeiramento não registrado no Documento de Origem Florestal
Em fiscalização rotineira no Km 01 da BR 364, a Polícia Rodoviária Federal abordou na noite desta última quarta-feira, 10 de fevereiro, por volta das 22h um veículo VW 17.300 de cor branca, que vinha da cidade de Canutama- Amazonas com destino a cidade de Ouro Verde em São Paulo transportando madeiramento bruto.
A princípio em consulta ao sistema do IBAMA não foi constatado divergência na documentação apresentada pelo condutor e a informação obtida pelo sistema. Porém, ao averiguar a essência das espécies de madeiras registradas na licença com as madeiras presentes no veículo foi encontrado madeiramento não declarado no Documento de Origem Florestal (DOF).
Segundo a PRF, no documento apresentado constavam as espécies de Goupia Glabra (Cupiúba); Cariniana Micrantha (Jequetibá) e Enterolobium Schomburgkii (Orelha de macaco), porém, juntamente com estas foram encontrado madeiramento com as características da espécie Dinizia Excelsa (Angelim Vermelho).
Configurando-se a irregularidade que tornou o documento florestal inválido e diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada ao IBAMA de Vilhena que compareceu ao Posto da PRF para as providências cabíveis, sendo o motorista atuado por transporte ilegal de madeira.
Texto e Fotos: Folha de Vilhena