83 cidades brasileiras já estão confirmadas no roteiro da Tocha Olímpica das Olímpiadas Rio 2016 que deve andar por todo o país promovendo o evento. Na região norte, apenas o estado do Pará terá duas cidades (Belém e Santarém) beneficiadas com a passagem do símbolo olímpico.
A organização da Olimpíada Rio 2016 programou a visita física do símbolo olímpico há 300 cidades brasileiras que deverão estar cadastradas até maio deste ano, mês em que a começa a “maratona” da Tocha. Capitais e as principais cidades do interior de todos os estados brasileiros serão contempladas.
Para atrair ainda mais a atenção do povo brasileiro ao que deverá ser um espetáculo que antecede a abertura dos Jogos, dez mil pessoas estão sendo selecionadas para conduzir a Tocha em suas cidades durante noventa dias da exibição pública que termina em 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã. Em Rondônia, 11 portovelhenses, 1 Guajará-Mirense e 1 vilhenense participam da disputa.
Criação da Tocha Olímpica
A tocha foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito.
Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016 – diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento: o encontro do calor ancestral da chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.
O desenho da tocha é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos “Para criar o desenho da tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.
Fonte: Rondônia Turismo