Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Merenda escolar: parceria entre agricultores e escolas estaduais visa fomentar a agricultura familiar


Banner


DSC_0085

Em encontro, produtores e professores debateram propostas e sugestões para que ambos lados recebam resultados positivos 

A reunião foi realizada para que os agricultores familiares possam comercializar seus produtos diretamente com as escolas estaduais e ao mesmo tempo possibilitar aos alunos da rede pública receber uma alimentação mais sadia, regionalizada e produzida nas suas próprias comunidades.

- Advertisement -
- Advertisement -

DSC_0094

- Advertisement -

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12 de fevereiro, no auditório da SEDUC em Vilhena, reunindo os diretores das escolas estaduais juntamente com uma equipe da Emater e representantes da Associação de Pequenos Produtores Rurais Planalto dos Parecis – APROCIS para tratar de assuntos referentes ao PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O PNAE é um recurso repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

DSC_0100

A reunião teve o intuito de debater, ouvir propostas e sugestões entre os diretores e agricultores em busca de uma parceria para que as mercadorias fossem adquiridas por completo dos produtores da nossa região.

DSC_0099

Em busca de uma alimentação saudável e adequada as crianças, jovens e adultos que recebem a merenda escolar. Está parceria tem sido fechada em todo o país, promovendo uma importante transformação na alimentação escolar. Além de permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública.

Os agricultores deverão se adequar a demanda que a escola necessita e as escolas também deverão aos produtos que o agricultor tem para oferecer. Tudo enquadrado através da fruticultura e olericultura.

Além de ser um grande desafio que envolverá melhor organização dos agricultores, estruturação do sistema de transporte, recepção e acondicionamento dos produtos, estruturação das cozinhas escolares, dentre outros aspectos. Porém, será algo produtivo e positivo para ambos os lados.

Participaram da reunião o secretário regional Professor Ronaldo Alevato, a Coordenadora Regional de Educação Professora Oracira Godinho, Presidente da Associação Agrovila Marciane de Souza, o Gerente da Emater Fábio Rodrigo Back, extensionista da Emater Eliane Back, além de nutricionista e agricultores.

Texto e Fotos: Jesica Labajos

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z