Alunos do variados cursos da instituição aderiram ao trote
Com o início das aulas, em grande parte das instituições de ensino superior são realizados os famosos “trotes” de boas vindas com os alunos novos da instituição, os chamados calouros. Há várias maneiras de receber os estudantes e uma das formas que podem ser utilizadas é a doação de sangue, adotada e incentivada pelos acadêmicos.
Um grupo de residentes do programa de Residência Multiprofissional da Unesc, em parceria com o Hemocentro de Vilhena, desenvolveu um projeto para incentivar a doação de sangue e reposição das bolsas.
Sabendo da intenção dos alunos, a professora Aline Fernanda Bernardo pensou em estendê-lo como um trote solidário da Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena (FAEV) e contou com o apoio dos coordenadores de todos os cursos, Biomedicina, Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Enfegenharia Ambiental e Farmácia.
Durante os dias 22 e 23 as residentes realizaram a sensibilização com as turmas de calouros de todos os cursos, lembrando-os da importância de ser um doador. Nos dias 24 e 25 uma equipe do hemocentro com quase 20 profissionais, entre eles, médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, foi mobilizada e se deslocou até a Unesc com todo o material necessário para atender os doadores.
Em conversa com o Drº Edivaldo Rodrigues Freitas, responsável técnico do hemocentro, foi nos informado que os estudantes aderiram ao trote solidário e que durante os dois dias de coleta cerca de 70 bolsas de sangue foram doadas.
Edivaldo falou também sobre a importância que campanhas como essa, “temos a possibilidade de angariar mais doadores, como também tornar os que doaram pela primeira vez, fidelizados com a instituição”. Ele lembrou também do fato de incentivar o trote sem violência, um trote solidário em prol da sociedade.
Durante as duas noites de doação houve grande movimentação na faculdade, diversos alunos se voluntariaram para a doação sanguínea e de medula óssea e contaram com a presença de vários profissionais, que cuidaram desde o processo da triagem ao lanche que os doadores recebem ao final da doação.
O Hemocentro fica localizado na Avenida Jô Sato, próximo ao Hospital Regional e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para ser um doador, é necessário ter idade entre 16 a 64 anos, estar com boa saúde, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior à doação, entre outros requisitos que são questionados na triagem clínica. É essencial portar documento de identificação e menores de idade precisam estar acompanhados por um dos responsáveis.
Texto e fotos: Sabrina Mathias