Um minuto seu vale uma vida. DOE!
“Não existe nada que substitua o sangue humano. A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas”
Aconteceu na noite desta quarta-feira, 17 de fevereiro, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena – ACIV a apresentação do Projeto “Empresa Solidária” que tem como objetivo priorizar a participação de empresas no processo de conscientização e educação para a doação de sangue e medula óssea. Em Vilhena, o projeto é fruto de uma parceria entre o Hemocentro, os acadêmicos do 7º período do curso de Serviço Social da Faculdade Unopar e da ACIV.
No encontro, os palestrantes que na oportunidade foram os próprios acadêmicos da Unopar, sendo eles, Juliana Bleem, José Freire e Deise K. Lobato fizeram uma breve explanação do objetivo do projeto aos empresários da cidade e à imprensa local que estiveram prestigiando a reunião, além disso, eles mostraram através de slides dados do Ministério da Saúde onde apontam que apenas 02% da população é doador de sangue, assim como as dificuldades que o Hemocentro da cidade enfrenta com o baixo estoque de bolsa de sangue.
De acordo com a acadêmica, Juliana Bleem, o ideia do projeto “Empresa Solidária” partiu da Assistente Social e responsável pela captação de doadores de sangue no Hemocentro Regional de Vilhena, Michely Toledo, a qual convidou os acadêmicos para fazerem parte, já que as atividades também compõem o programa de estágio do curso de Serviço Social da UNOPAR, campus Vilhena. “Esta é a segunda vez que o Hemocentro abraça um projeto voltado à captação de futuros doadores, na primeira oportunidade foi realizado o Projeto Doador do Futuro – Construindo Heróis com os acadêmicos e alunos do 1º a 5º ano de rede municipal de ensino e agora o projeto visa atingir na área empresarial”, comentou.
Na entrevista Juliana também mencionou que até o momento 20 empresas já fecharam parceria com o Hemocentro e espera-se que com a divulgação da ação social e a parceria fechada com a ACIV outras empresas irão aderir à campanha já que a ideia é despertar nos colaboradores o exercício da cidadania, motivando-os assim para a doação de sangue espontânea, habitual e responsável.
“Quando as empresas aderem à campanha, o Hemocentro primeiro realiza com os colaboradores um trabalho de sensibilização, após isso se disponibiliza um horário para que todos os interessados doem 5ml de sangue ajudando assim a salvar uma visa”, ressaltou.
Com o fim da apresentação do projeto, a Assistente Social do Hemocentro, convidou duas pessoas para fazerem um depoimento sobre sua experiência de vida, a primeira a falar foi Raquel Eler, mãe da pequena Isabela Eler Silva de apenas 14 anos, que foi vítima de Leucemia aos 10 anos, mas hoje graças a um doador compatível “Isa” como é chamada pode todos superou o câncer e leva uma vida sã e tranquila.
O outro depoimento foi de Rodrigo Evangelista de 39 anos, que convive há um bom tempo com uma doença, a Mileofribrose – que é um tipo de câncer do sangue caracterizado por uma anormalidade que compromete o funcionamento da medula óssea e o qual espera até agora um doador compatível.
Foram dois depoimentos emocionantes e incentivadores que tiraram até algumas lágrimas dos presentes.
Vamos, incentive esse ato de solidariedade entre seus colegas de trabalho. A doação de sangue e medula óssea é um processo seguro, não prejudica a saúde e pode salvar a vida de alguém.
Quer saber como ser um doador, visite o Hemocentro da cidade localizado na Av. Jô Sato o ligue nos seguintes telefones: 69 3321-5147 ou 69 3322-2400.
Texto e foto: Sara Labajos