Na manhã deste sábado, 27, várias entidades se uniram de forma inédita para acabar e conscientizar a população quanto ao foco do mosquito transmissor da dengue. A mobilização foi coordenada pela Prefeitura e pelo Instituto Federal de Rondônia, recebendo a parceria da Policia Militar através de rádio e viaturas, Detran, Der e o Tiro de Guerra 12/001.
A ação consistiu em percorrer vários bairros da cidade com visitas às residências, aos terrenos baldios para a verificação in loco, conscientização dos moradores e combate ao mosquito.
A concentração foi na Praça dos Imigrantes às 8h, se dividindo em dezenas de equipes, que atacaram os quatro cantos da cidade. Foram utilizados veículos e servidores do Detran, Der, Semec, Semosp, Semas, Gabinete, Semusa, Semplad, Semelt, TG 12/0001 e voluntários.
O prefeito Josemar Beatto participou pessoalmente da ação, ressaltando a importância de cada cidadão zelar pelo seu quintal, e também parabenizando todos os envolvidos. “O mosquito não respeita as fronteiras, temos que trabalhar em conjunto com os nossos vizinhos, a proposta é promover um grande dia de combate ao mosquito e aproveitar todas as entidades envolvidas para conscientizar ainda mais a população sobre os riscos das doenças que têm como vetor o mosquito Aedes Aegypti, a Dengue, a Febre Chikungunya e a Zika. Quero agradecer ao Comandante da PM Ten. Carvalho pelas viaturas e equipamentos de comunicação, ao DER pelos caminhões cedidos, ao DETRAN pelo apoio logístico com sua viatura, ao Tiro de Guerra com seus atiradores, ao IFRO com seus professores e alunos pela iniciativa conjunta com a Prefeitura, e a todos os secretários que não mediram esforços para participar com seus equipamentos, carros e servidores, inclusive a equipe da FUNASA, além da imprensa pela divulgação”, diz.
Josemar ainda finalizou dizendo que esse trabalho já vem sendo realizado através dos Agentes Comunitários, Fumacê com a equipe de Endemias e notificações, sendo um dos principais fatores que vem livrando Colorado de aumentar seus índices de infestação da doença. Segundo a coordenação de Combate a Dengue, os trabalhos continuarão em ritmo intenso, mantendo o município em estado de alerta, já que o período chuvoso é propicio para proliferação da doença.
Texto e fotos: Assessoria