O vereador descascou a administração pública de Vilhena após administração anunciar o fechamento temporário da UTI
O anúncio foi feito pelo atual secretário municipal de saúde de Vilhena, Adilson Bernadino, no último sábado, 13 de fevereiro, em que, informou a toda imprensa e comunidade que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional estaria sendo fechada temporariamente. A justificativa pela ação referia-se a reforma da usina de oxigênio local, necessitando suspender os atendimentos.
Na manhã desta terça-feira, 16 de fevereiro, na sessão da Câmara de Vereadores, o parlamentar Junior Donadon não perdeu a oportunidade em entrar em defesa da população que venha necessitar da Unidade.
Segundo o vereador, o hospital vem passando por momentos difíceis pela falta de profissionais médicos. “E o que tem sido feito? Transferência para a cidade de Cacoal”, alegando ainda que esteve visitando o diretor do hospital de Cacoal Vasques e ele informou que a situação é extremamente preocupante, pois o hospital de Cacoal está sobrecarregado com os pacientes de Vilhena. “Tem alguma coisa errada aí, se já estão sendo encaminhados esses pacientes, os da UTI também serão? Aí surge a questão, é pela reforma da usina de oxigênio, pela falta de recursos ou pela falta de profissionais médicos?”
O vereador aproveitou para ler o ofício 005, encaminhado pela equipe de direção clinica, técnica e geral do hospital, informando que devido à falta de profissionais médicos para suprir as necessidades de plantões, clinica médica, obstetrícia, cardiologia, pronto socorro e neuro estão incapazes e sem condições físicas, mental e técnica para suprir as necessidades da falta dos profissionais citados. Informando ainda que três médicos ainda haviam pedido exoneração dos cargos que eram executados no hospital. “Ninguém pediu providência, apenas informou a triste situação que se encontra o hospital da nossa cidade. Passou dos limites”, disse Junior.
“Estamos sem governo! O senhor está governando pra onde? Tá indo pra onde?”, gritou o vereador, indignado com o abandono à cidade. “Não justifica o atraso salarial, não justifica falta de medicamento, falta de material. Não tem linha pra operar, não tem nem o básico para atender o cidadão naquele hospital. Ele (Rover) precisa para de esconder, precisa vir aqui mostrar a cara e dar uma resposta para a sociedade”, terminou.
O vereador informou aos demais colegas de trabalho que irá fazer um requerimento solicitando a presença do secretário de saúde, juntamente com o prefeito para prestar esclarecimento para a sociedade.
Texto e Fotos: Jesica Labajos