Em conversa com a responsável pela Unidade Básica de Saúde Liro Hoesel localizada no Bairro do Cristo Rei, Idelma Rodrigues, contou-nos que mensalmente uma equipe de saúde é direcionada às 7 regiões de competência na unidade para realizar a troca de receitas médicas vencidas, ou fazer um novo pedido do medicamento ao qual faz o uso.
Este é um serviço simples, porém, devido ao grande número de pessoas que fazem o uso deste atendimento, decidiram que enviar equipes às regiões seria mais viável para todos os pacientes da UBS do Cristo Rei, pois além de facilitar a situação de quem precisa das receitas, descongestiona o atendimento no posto de saúde.
Mesmo com a equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente de saúde visitando e oferecendo atendimento específico para os Bairros Bodanese, Moisés de Freitas, Cristo Rei I e II, Marcos Freire e Jardim América I e II, muitas pessoas ainda têm ido buscar as receitas médicas na própria UBS.
Idelma conta que não é negado esse tipo de atendimento aos pacientes na UBS, porém, pede que os mesmos aproveitem as visitas às regiões específicas, pois o sistema de atendimento fora da unidade de saúde foi instalado para trazer benefícios aos usuários, e é importante que eles façam bom uso do serviço ofertado, pois além de direitos, a população também tem deveres.
Além dos agentes comunitários de saúde avisarem o local do atendimento mensal aos usuários do serviço, há também um cartaz na unidade Liro Hoesel indicando os dias e os locais do atendimento.
Vale lembrar que após a entrega das casas populares do conjunto habitacional União, do programa Minha Casa Minha Vida, centenas de famílias passaram a utilizar os serviços do Liro Hoesel, o que tem congestionado mais ainda os atendimentos devido a falta de planejamento do município.
Texto e fotos: Sabrina Mathias