Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, é comemorado o Dia do Farmacêutico, profissional de extrema importância na área da saúde que recebe homenagens nesta data há 100 anos.
Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e buscando maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.
Em conversa com o Farmacêutico e Citologista Especialista, Raphael D. Batista, que presta serviços a uma farmácia de Vilhena, falou um pouco do trabalho desempenhado pelos profissionais da área.
De acordo com Raphael, o papel do profissional farmacêutico é orientar o paciente quanto à dosagem dos medicamentos, horários, duração do tratamento, assim como, aferição de pressão arterial, exame de glicose, através da Lei n 13.021/14 e das resoluções do CFF n 585 e 586 de 2013.
Dentre as várias especialidades existentes no curso de Farmácia, a clínica atua na orientação dos pacientes, onde os profissionais querem evitar o uso irracional de medicamentos pelos pacientes e estão sempre advertindo com relação às reações adversas.
Além disso, os pacientes são orientados para não tomar medicamento algum sem acompanhamento de um profissional da área da saúde.
O farmacêutico Raphael, assim como a equipe do Jornal Folha de Vilhena parabeniza todos os profissionais.
Texto: Sabrina Mathias
Foto: Ilustrativa