O projeto social Bom de Bola, Bom na Escola é desenvolvido em Vilhena há anos e oferta a possibilidade de realizar escolhas saudáveis, afastando os adolescentes das drogas e da violência, promovendo a paz e praticando a cidadania através do esporte.
Nossa reportagem esteve com o responsável interino da Secretaria municipal de Esporte e Cultura -SEMEC, Welliton Ferreira que ressalvou a verdadeira finalidade do projeto. Segundo Welliton o Bom de Bola, Bom na Escola visa entreter e instruir crianças e adolescentes através do esporte. “Nosso foco é primordial na área social, mantendo sempre a inclusão da criança e ao mesmo tempo, auxiliando na manutenção do bom desempenho escolar dos alunos participantes”.
Somente no ano passado, mais de 500 alunos foram atendidos através do projeto que atende crianças a partir dos 7 anos até 16 anos. Até o momento foram feitas somente inscrições masculinas, nas modalidades futsal, futebol e basquete. Caso surja interesse na área feminina serão abertas turmas para estas modalidades também, as inscrições seguem até o dia 22 de fevereiro.
Welliton informou que haverá um diferencial para este ano, em que, o projeto contará com o suporte acadêmico da Unesc, em especial, apoio do Conselho de Educação Física. “Nós fechamos uma parceria com o Welliton Nascimento Moura que é Coordenador do CREF Cone Sul de Rondônia, na qual, estará acompanhando as aulas e auxiliando nas atividades”.
O projeto fica com a coordenação do responsável técnico e professor Paulo, Turquinho e as aulas iniciarão no dia 22 de fevereiro, contando com três pólos, sendo eles: no Ginásio de Esportes Jorge Teixeira com a modalidade de Futsal e Futebol no Estádio; Ginásio Poliesportivo do Bairro São José com a modalidade de futsal; Ginásio Geraldão com basquete e futsal.
As modalidades handebol e atletismo ainda não estão confirmadas devido à falta de professores, porém, acredita-se que logo em breve tudo estará preparado para atender com sucesso todas as modalidades. Assim também como o desempenho do projeto na região da Escola Municipal Ângelo Donadon, na qual, Welliton revelou que até o momento não foi definido, mas que está estudando uma maneira de executar as atividades do projeto naquela região, uma vez que abrange crianças de várias idades.
Texto e Fotos: Redação