Na última semana de novembro foram selecionados os quatro alunos da Educação Básica/Educação Profissional – EBEP do Serviço social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que participam do Conexão Mundo. Os escolhidos foram Rodolfo Viana e Vinícius Takao Tazo Gaspar, de Porto Velho e Mateus Carckeno do Carmo e Brenda Fernandes, ambos de Cacoal. Entusiasmado e ansiosos, os jovens estão nos últimos preparativos para a viagem a Denver, nos Estados Unidos, que acontece de 30 de janeiro a 13 de fevereiro de 2016.
O presidente da Fiero, Marcelo Thomé destaca a importância da iniciativa e lembra que o Conexão Mundo acontece em uma situação especial em Rondônia. “A grande inovação deste projeto é a utilização das redes sociais. Desta forma quebramos distância permitindo aos nossos alunos aprenderem o inglês americano e conectando eles a uma rede mundial”, falou.
O aluno Rodolfo Viana afirmou que foi pego de surpresa, pois estava entre mais cinco alunos selecionados. Para ele, tudo valeu a pena e espera representar muito bem Porto Velho – RO em Denver. “A minha maior expectativa é conhecer outra cultura, um mundo de trabalho diferente e aprimorar meu inglês” disse.
Para Vinicius Takao Tazo Gaspar, participar do programa foi excelente. “Ser selecionado foi fantástico”. Ele tem como expectativa levar essa experiência do programa Conexão Mundo para sua vida profissional e pessoal. Ele se esforçou muito para chegar até esta etapa e espera aprimorar também seu inglês.
As coordenadoras do Conexão Mundo pelo Sesi-RO e Senai/RO, Lidiane Bandeira e Simone Lima, respectivamente, são unânimes ao afirmar que os resultados positivos do programa na vida dos jovens são visíveis, principalmente mediante o contato com monitores americanos que oportuniza em poucos meses adquirir o conhecimento que em média levaria quatro anos em escolas tradicionais de inglês. A coordenadora do Conexão Mundo em Cacoal, Luciane de Lima, lembra que a economia do município é pujante e que o aprendizado de um novo idioma fará toda diferença na vida profissional do aluno.
Conexão Mundo
O Conexão Mundo foi concebido em Salvador, em 2012, como projeto piloto. Eram 200 alunos dos 2º e 3º ano do ensino médio. Em 2013, ele foi ampliado para 800 estudantes e, em 2014, para 2 mil. Por meio do Conexão Mundo, alunos Ebep (Educação Básica Articulada com Educação Profissional) que cursam o Ensino Médio no Sesi e o ensino técnico no Senai recebem aulas de inglês a distância e presencias sob a tutela de professores nativos.
O programa é fruto da parceria entre Sesi, Senai e ONG US-Brazil Connect e tem como objetivo fortalecer a empregabilidade dos jovens através da aprendizagem de um segundo idioma. Em Rondônia, o programa já contemplou 109 alunos do Sesi/Senai com curso de inglês diferenciado. Deste total, nove participaram de intercambio de duas semanas nos Estados Unidos.
“O Conexão Mundo foi um sonho que sonhamos juntos e que se tornou maior do que eu pensava”, afirma a superintendente do Sesi-RO, Gilvani Fares. Ela assegura ainda que é gratificante ver a equipe unida, mobilizada em prol deste projeto e ver também a empolgação dos estudantes. O Sesi e o Senai apostam e confiam neste programa com o objetivo de promover a troca de experiências e aprendizado.
Já a diretora regional do Senai-RO, Adir Oliveira, ressalta a responsabilidade dos jovens do EBEP diante da oportunidade que estão recebendo. “O Conexão Mundo é uma oportunidade de incrementar qualidade na educação do nosso estado, para inserir no mercado de trabalho, profissionais competentes e com diferencial de formação. Aproveitei este momento que é ímpar na vida de vocês”, disse.
Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero