Estado irá assumir ensino de sexto ao nono ano
Aconteceu na manhã esta terça-feira, 08, uma reunião entre a Secretária Municipal de Educação Sandra Mello, diretores e professores da Escola Marcos Donadon e pais de alunos para discutir sobre o fim do nono ano na escola.
Segundo informado, o Estado irá assumir de forma gradual o ensino fundamental 2, que vai do sexto ao nono ano, dessa maneira a escola Marcos Donadon fecharia as turmas de nono ano e os alunos teriam que procurar outras escolas.
Esse fato revoltou alguns pais de alunos que pediram para que fosse realizada uma reunião buscando impedir que escola deixasse de atender seus filhos.
A mãe de um aluno disse que seu filho estuda a oito anos na instituição e que alunos e pais não esperavam por essa mudança brusca, já que em uma reunião anterior com o antigo Secretário de Educação, a rematrícula desses alunos na Escola Marcos Donadon estaria assegurada.
O professor Jeferson que tem acompanhado esse remanejamento entre escolas do Estado e Município desde o início defendeu a necessidade de que esses alunos fossem transferidos para outras escolas, já que a demanda para o próximo ano está à cima da capacidade do munícipio e que outras escolas poderiam atender com a mesma qualidade que hoje os alunos desta instituição são atendidos.
A fala não agradou aos pais que alegaram que a escola Marcos Donadon foi considerada a melhor escola municipal, além de que os seus filhos já estão acostumados com os professores, além do fato de terem atendimento de transporte escolar.
Devido a clara insatisfação desses pais, o professor Jeferson indicou uma solução paliativa, pedindo para que o laboratório de informática fosse usado como sala para uma turma de nono ano em cada período, atendendo pelo menos aos pais que não concordam com a mudança.
A solução foi aceita pelo diretor da escola e também pelos pais que agora terão que se juntar para decidir quais terão seus filhos matriculados, já que uma turma de manhã e outra a tarde não são suficientes para atender a todos os alunos que encerraram o oitavo ano, já que eram cinco salas neste ano.
O programa de reajuste entre escolas do Município e Estado tem gerado grande polêmica entre Secretária de Educação e pais de alunos, há poucas semanas uma possível permuta entre a Escola Cristo Rei e Angelo Donadon causou grande alvoroço com reuniões e até mesmo protesto em sessão da Câmara de Vereadores. Fato é que esse ajuste está acontecendo em nível nacional e aos poucos tem chego a Vilhena.
Texto e fotos: Alan Souza