Há três anos que os moradores vem enfrentando o impasse e descaso das autoridades
Moradores da cidade de Cabixi e região reclamam falta de atenção ofertada por autoridades em relação à manutenção de estradas vicinais, em especial, a um trecho da Linha 11 que dá acesso ao Rio Guaporé, balneários, propriedades e também aos municípios de Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste.
Conforme relatos dos próprios moradores, o impasse vem sendo enfrentado pela população há três anos. Porém, somente na temporada de chuva é que o local fica intransitável. A linha é uma das vias mais movimentadas da região, uma vez que, recebe milhares de turistas toda semana que se destinam as margens do Rio Guaporé.
Fotos revelam a situação que fica a estrada em dias de chuva. Segundo Zé Ribeiro, morador da cidade, o real motivo da formação desta poça é a raspagem e cascalhamento que deixou uma espécie de depressão e não dá a devida declividade para a água escoar para nem um dos dois sentidos da pista, podendo então seguir para os igarapés.
Através da rede social, Facebook, os moradores realizam uma reivindicação solicitando que o DER – Departamento de Estradas de Rodagem tomem providência sobre o fato e recupere o quanto antes o trecho que vem gerando diversos transtornos aos moradores e visitantes.
Segundo um morador, o problema foi causado pelas próprias máquinas do DER, que ao patrolar e cascalhar a estrada, foi deixando uma espécie de “bacia” fazendo com que a água ficasse empoçada. “Erro grotesco na manutenção. Ano passado mostrei a situação para um vereador e ele pediu providência ao DER, mas até agora nada foi feito”, desabafou.
O morador também destaca que com apenas uma ou duas horas de trabalho com a máquina carregadeira e uma caçamba para aterrar o local e logo o problema estaria resolvido. “O cascalho está disponível a menos de 100 mts do local”, concluiu.
Outro internauta revela que o problema surgiu após a construção do aeroporto, “fizeram o aeroporto que até é importante para o município, apesar de quase não ser utilizado, mas uma pena que ao fazer o aeroporto causou este problema e quando chove muito forte a água vem para o meio da estrada, linha 11, que da acesso ao Rio Guaporé e que por sinal é bastante movimentada”, desabafa, solicitando providência o quanto antes.
Texto: Jesica Labajos
Fotos: Rede Social