Cooperação técnica vai acelerar elaboração do CAR
Um acordo de cooperação técnica foi assinado entre os órgãos da Emater – RO e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), o termo de compromisso deve ampliar o atendimento dos agricultores na questão da regularização ambiental.
O Cadastro Ambientais Rural – CAR pode ser emitido por entidades do setor agrário, públicas ou privadas, e é uma obrigação do proprietário ou posseiro de terras rurais. E visando ajudar o agricultor, o governo de Rondônia decidiu fazer gratuitamente o CAR para os proprietários com áreas de terra com até 240 hectares.
A emissão do CAR dá regularidade ambiental às propriedades rurais nos termos do código florestal brasileiro, e somente quem estiver regular perante os órgãos ambientais terá acesso aos benefícios das políticas agrícolas estruturantes, como é o caso do crédito rural oficial.
Para que nenhum agricultor rondoniense seja penalizado, a Sedam e a Emater-RO, em cumprimento a determinação do governo de Rondônia, resolveram unir forças para acelerar o processo de emissão dos CAR, oferecendo opções para o cadastramento em todos os escritórios locais da Emater-RO e inclusive fazendo mutirões em quase todos os municípios para emissão dos cadastros.
Para facilitar o trabalho técnico a Sedam repassou à Emater-RO oito caminhonetes que irão apoiar as equipes de campo, os veículos já foram entregues e estão todos identificados com a logomarca do programa rondoniense para emissão do CAR.
Texto: Redação
Fonte: Enoque de Oliveira/Emater RO
Fotos : Robson Paiva