Alguns pontos discutidos durante a reunião são: o HRV deve passar para o Estado? e se os outros municípios do Cone Sul devem entrar com uma contrapartida para ajudar no atendimentos de pacientes
Está acontecendo na manhã desta segunda-feira, 07 de dezembro, no auditório do Hospital Regional de Vilhena uma reunião com todos os prefeitos do Cone Sul do Estado, secretários municipais de saúde e Presidentes Municipal de Conselho, a reunião tem como objetivo debater e buscar melhorias no setor de saúde pública. A reunião é de iniciativa do Promotor de Justiça e Curador de Saúde, Paulo Lermen, o qual está atendendo uma solicitação do Secretário Estadual de Saúde Williames Pimentel e do Secretário Municipal de Saúde em Vilhena, Adilson Bernardino Rodrigues.
Há muito tempo o Hospital Regional de Vilhena recebe pacientes de todo o Cone Sul e a demanda só foi aumentando cada vez mais comprometendo conforme os gerenciadores a saúde pública em Vilhena. No mês de setembro deste ano, o Prefeito Rover anunciou que o Hospital Regional de Vilhena não iria atender mais pacientes vindos de outros municípios da região nem de outros estados, isso gerou revolta de vários moradores que não concordaram com o posicionamento.
No mês de novembro houve outra reunião no Instituto Federal de Rondônia – IFRO para mais uma vez tratar sobre o caos na saúde pública, dessa vez estiveram presentes deputados estaduais e o Secretário Estadual de Saúde, além de outras autoridades e na reunião foi constatado que os problemas na saúde em Vilhena só estão se agravando necessitando, portanto, a intervenção imediata do Poder Público, já que o caso em comento está afetando todos os entes municipais e seus munícipes.
Atendendo assim o chamado do Promotor de Justiça estão presentes no evento desta manhã os prefeitos de Colorado, Cabixi, Cerejeira, Pimenteiras do Oeste e Corumbiara e Vilhena e estão sendo discutidos vários pontos importantíssimos na saúde. Um deles é se o HRV deve ser passado para o Estado e si os outros municípios devem dar alguma contrapartida.
Nossa reportagem está no local e em breve mais informações.
Texto e foto: Redação