O projeto teve parceria da Associação El Shaddai Educar (AESED) e do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, além de todo o apoio de empresários vilhenenses que abraçaram e aderiram ao projeto, destacando-se assim a Granja Brasil, Pato Branco, Mercado Morete, Açougue Sal e Brasa, Posto Bodanese, Disaguá, Supermercado Norte e Sul e do empresário Alceu Elias Feldman
Nesta semana foi anunciado o encerramento do curso de formação da Brigada Mirim em Vilhena, projeto de cunho social que iniciou no mês de maio de 2015 e que formará 70 crianças e adolescente com idades de 09 a 16 anos. O evento de formatura acontecerá neste sábado, 12 de dezembro às 19h30 na sede da Associação El Shaddai Educar (AESED) localizado na Rua Alfredo Fontinelli, 5544, bairro 5º BEC.
Foram sete meses de preparação e durante todo esse tempo os setenta brigadistas tiveram aulas teóricas e práticas lecionadas e supervisionadas pelos bombeiros militares os quais abraçaram o projeto que teve como objetivo ocupar os menores com atividades cívicas, socioculturais e recreativas, assim como orientá-los sobre o exercício da cidadania, e passa-lhes noções básicas de primeiros socorros, prevenção a incêndios, prevenção a acidentes domésticos, prevenção de drogas, noções de defesa civil, noções de adaptação à selva, noções de salvamento, noções de animais peçonhentos, educação trânsito, educação ambiental, ética e cidadania, entre outros.
De acordo com o Tenente Moacyr do 3º Grupamento de Bombeiros Militares, o curso de formação da Brigada Mirim superou todas as expectativas apesar das dificuldades enfrentadas desde o início do projeto, já que não houve nenhum apoio do poder público tendo somente ajuda dos pais dos alunos, bombeiros militares, associação El Shaddai Educar e de alguns empresários vilhenenses.
Mas, com todas as dificuldades enfrentadas o projeto continuou firme e forte e neste sábado, 12, os brigadistas estarão prontos para novos caminhos, falando nisso, conforme o Tenente Moacyr dos 70 que se formarão no sábado, aproximadamente 30 deles farão parte de outro projeto que será implantado em 2016 e que contará com auxílio do Governo do Estado – Bombeiro Mirim.
Foi tão bem aceito o projeto que em 2016 o Curso de Formação da Brigada Mirim continuará ajudando crianças e adolescentes. O início do curso está previsto para o mês de março, porém, a data poderá ser alterada.
Texto: Sara Labajos
Fotos: Bombeiro Militar