As escolas estaduais que passarão para o município pelo período de 02 anos serão Ronaldo Aragão e Marizete Mendes
O decisão de que duas escolas estaduais em Vilhena, Ronaldo Aragão e Marizete Mendes irão ficar à disposição do município pelo período de dois anos parece que não foi bem vista por parte dos servidores estaduais. A notícia foi veiculada pelo site Folha de Vilhena na semana passada.
Devido a isso, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia – SINTERO convocou uma reunião e o convite se estendeu para a Secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli que se fez presente na manhã desta segunda-feira, 30 de novembro, em Vilhena para ouvir as reivindicações dos servidores públicos estaduais na educação, a reunião aconteceu na sede da Coordenadoria Regional de Educação – CRE/Vilhena e contou com a presença da comunidade escolar das duas escolas públicas, da Deputada Estadual Rosangela Donadon, do do Deputado Estadual Luizinho Goebel, representantes do Conselho Escolar, Coordenadora de Educação e representantes de escolas estaduais em Corumbiara.
O objetivo da reunião era ouvir servidores das escolas estaduais em Vilhena, Marizete Mendes e Ronaldo Aragão e assim tirar as dúvidas que rondam quanto à decisão de transferir essas escolas para o município. Conforme a representante do Sintero, um dos primeiros questionamentos é quanto à carga horária dos professores, já que os professores estaduais trabalham 40h/semanais, outro ponto discutido foi como vai ficar a situação do Conselho Escolar, dos gestores que foram eleitos pelo voto, a transferência de recursos que cada escola possui e a merenda escolar. “Precisamos de respostas, a cedência é por dois anos e depois disso, o que vai acontecer?” … diz a representante do Sintero.
De acordo com a Secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli o reordenamento escolar foi instituído em RO no ano de 2011 e na época todas as CRE – Coordenadorias Regionais de Educação no Estado foram orientadas para que o processo de reordenamento escolar fosse iniciada de duas formas sempre ouvindo a prefeitura municipal e servidores.” O reordenamento escolar é para reorganizar as escolas e saber quem cuida de quem e de quê, assim a educação infantil e as séries do 1º a 5º ano a responsabilidade será do município e do 6º ao 9º será de cooperação entre o Estado e município, agora a o ensino médio será de responsabilidade do Governo de RO”, diz.
Fátima também deixou claro aos servidores que os mesmos continuarão no quadro de servidores do Estado e que a remuneração será feito pelo Governo, tranquilizando-os.
Texto e fotos: Redação