Apesar dos altos valores, apenas uma parte da capital será atendida
Porto Velho, RO – Conforme já havia se ventilado na imprensa no início do ano, a empresa carioca Efeittos Indústria e Comércio de Produtos Decorativos e Serviços Ltda de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, venceu a licitação da Prefeitura para a execução de serviços de decoração natalina para as festas de final de ano em Porto Velho.
A licitação foi homologada na sexta-feira passada 06.11 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo (Semdestur), dois dias após e realização do pregão eletrônico realizado pela Semad.
No início do ano, uma equipe da Prefeitura de Porto Velho esteve no Rio de Janeiro na sede da empresa e possivelmente um acordo foi selado para garantir o a licitação da decoração natalina. A Prefeitura vai gastar R$ 2,43 milhões com os petrechos natalinos.
O valor da proposta global era de R$ 2,45 milhões. O valor assusta porque a cidade hoje vive uma crise política e financeira principalmente na saúde e sempre que se cobram investimentos à desculpa sempre é a falta de verba.
Apesar dos altos valores, apenas uma parte da capital será atendida. Os distritos, que representam a maioria da nossa riqueza ao longo da BR-364, e linhas rurais, ou na região ribeirinha, não terão decoração natalina.
Como sempre, os distritos receberão tratamento diferenciado em relação à capital e terão que se contentar com o esquecimento da administração. O certo é que um valor desse daria para fazer uma grande festa em toda a cidade, inclusive nos distritos onde a carência por eventos populares é grande.
A decoração natalina será instalada em vários pontos da cidade, indo Parque da Cidade ao Espaço Alternativo, Praça das Três Caixas D´água, Mercado Cultural, Praça Aluísio Ferreira, Sede administrativa da Prefeitura, Sete de Setembro, Jatuarana, José Amador dos Reis e Rotatória da Guaporé.
Através de personagens temáticos natalinos como Papai Noel, soldados de chumbo, anjos trombeteiros e, renas iluminadas por lâmpadas LED, a Prefeitura quer tirar do esquecimento do povo a decoração de pneus do ano de 2014, que esta marcada para sempre na mente e coração dos portovelhenses.
Texto: Marcos Santana / O Observador