Neste ano a campanha estadual tem o nome “No jogo da vida você é a recarga! Doe sangue”
Nesta quarta-feira, 25, comemora-se nacionalmente o Dia do Doador Voluntário de Sangue e em alusão a isto, o Hemocentro de Vilhena homenageia os doadores da cidade que todos os anos ajudam a salvar vidas, assim como para incentivar os que ainda não doaram, chamando a população para contribuir com essa causa tão importante.
Neste ano a campanha estadual tem o nome “No jogo da vida você é a recarga! Doe sangue” e será realizada em todos os hemocentros do estado, a campanha é uma organização da Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron).
Segundo a assistente social do Hemocentro de Vilhena, Michele Toledo, este período do ano é crítico para o banco de sangue, pois diversos fatores dificultam a visita de pacientes no hemocentro tornando o número de bolsas de sangue em estoque alarmante, uns dos fatores é a época festiva, as férias, o comércio intensificado em relação às vendas.
Anualmente há duas datas que homenageiam o doador voluntário de sangue, o dia nacional e o mundial, comemorado em 14 de junho, e além dessas datas, o hemocentro possuí parceria com empresas, igrejas, instituições de ensino, visando alcançar um número maior de doadores.
Além disso, a equipe do Hemocentro se disponibiliza a realizar palestrar em empresas da cidade para tirar dúvidas e oferecer informações aos funcionários sobre a doação, buscando os horários mais viáveis para não interferir no fluxo da empresa.
Ainda pela manhã várias pessoas já haviam visitado o banco de sangue, e segundo Michele há uma espera de cerca de 100 doadores durante todo o dia.
O Hemocentro estará funcionando até às 18h nesta quarta-feira, 25, e os doadores que comparecem contarão com um lanche especial e receberão brindes.
Para ser um doador, é necessário ter idade entre 16 a 64 anos, estar com boa saúde, ter dormido no mínimo seis horas na noite anterior à doação, entre outros requisitos que são questionados na triagem clínica. É essencial portar documento de identificação e menores de idade precisam estar acompanhados por um dos responsáveis.
Texto e fotos: Sabrina Mathias