Por não aceitar se filiar ao PMDB do vice-prefeito, servidor seria lotado como catador de lixo
O deputado Cleiton Roque (PSB), durante sessão plenária desta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa, destacou denúncia noticiada na imprensa do sul rondoniense na segunda-feira (2), envolvendo o vice-prefeito do município de Corumbiara, Emerson Teixeira (PMDB).
Segundo o parlamentar, o servidor Geraldo Ferreira Filho registrou Boletim de Ocorrência (BO) contra Emerson Teixeira, acusando o político de perseguição. De acordo com as informações do deputado, o servidor foi procurado pelo vice em seu local de trabalho, utilizando carro público, dizendo precisar “ter uma conversa” com o servidor.
Conforme relatou no BO, o servidor, que é funcionário da Escola Pé de Serra, disse ter recebido de Emerson Teixeira convite para se filiar ao PMDB. Geraldo Filho disse ter informado ao vice-prefeito que no momento não havia possibilidade, pois era filiado ao PSB.
Diante da recusa, o servidor alega que o vice solicitou à Secretaria Municipal de Educação de Corumbiara que o colocasse à disposição da prefeitura, onde Emerson Teixeira, o lotaria na Secretaria Municipal de Obras para catar lixo na rua por ter recusado a filiação no PMDB.
Cleiton Roque fez duras críticas à postura do vice-prefeito e disse que práticas como essa não cabem mais na sociedade atual, de um Estado Democrático de Direito, onde as pessoas conquistaram a liberdade de se manifestar ideologicamente e ter sua posição respeitada.
O parlamentar disse se tratar de abuso de poder, fato que o feriu diretamente, pois o servidor em questão é seu amigo. Disse que irá até as últimas consequências para apurar a denúncia e adiantou ter solicitado audiência com o secretário de Estado de Segurança Pública, Antônio Carlos dos Reis, para pedir pessoalmente o acompanhamento da apuração dos fatos.
O deputado informou que pretende fazer visita à prefeitura de Corumbiara, sob o comando do Ministério Público Estadual, para apuração rigorosa da veracidade da denúncia e, se de fato acontecer, espera uma punição exemplar ao vice-prefeito.
“Vou acompanhar de perto, pois é inaceitável que práticas como essa ainda existam, mesmo porque também não são poucas as denúncias de malversação de recurso público no município”, declarou o deputado.
ALE/RO – DECOM – [Juliana Martins ]
Foto: José Hilde