O produtor foi convidado para participar também do Programa de Aquisições de Alimentos PAA
O produtor rural do município de Cabixi, o senhor Edson Alves de Souza, morador da linha 8 rumo Colorado trabalha há anos como meeiro em lavouras de café na região, após algum tempo ele adquiriu sua pequena área de terra e seu grande sonho era formar o plantio de sua própria lavoura de café.
Com o apoio e incentivo da EMATER-RO, Edson conseguiu realizar este grande sonho e cultivou sua primeira lavoura de café da variedade clonal irrigado em sua propriedade, as mudas desenvolvidas especialmente para as condições de clima e solo de Rondônia foram entregues pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
O café da variedade clonal na atualidade apresenta boa estimativa de produção, ainda mais si irrigada corretamente, já que dando à lavoura os devidos tratos culturais a produtividade pode ser de 100 a 130 sacas por há. Cabe ressaltar que a lavoura do Senhor Edson é a única que está sendo cultivada com irrigação no município de Cabixi, uma cultura cafeeira tecnicamente diferenciada.
Para conseguir todo esse sucesso na sua lavoura, o produtor está recebendo o apoio necessário da EMATER-RO e do Escritório de Cabixi, e nesse tempo junto ao órgão, seu Edson como costuma ser chamado já realizou na sua propriedade o Cadastro Ambiental Rural – CAR, análise do solo e orientações sobre correção para o plantio.
Como em todo negócio, a participação da família é de suma importância, assim seu Edson levou seu filho Adavir até o município de Ministro Andreazza para participar de palestras e assim conhecer um pouco mais sobre o Café Clonal, para aproveitar a viagem, o jovem também visitou viveiros de mudas daquela região demonstrando muito interesse pelo cultivo do café clonal.
Através da EMATER, Edson está sendo beneficiado com várias coisas, uma delas é a elaboração do Pronaf B para ajudá-lo na aquisição das mudas e preparo do solo, além disso o produtor conseguiu o frete para o transporte das mudas até sua propriedade, na qual, o mesmo só paga a diária do motorista.
Além disso, produtor foi beneficiário do crédito rural “Mais alimentos” através do Banco do Brasil elaborado também pela EMATER-RO para aquisição do conjunto de irrigação por aspersor com alcance de aproximadamente 50 metros em circunferência, investimento de suma importância para o desenvolvimento da lavoura no período da estiagem.
“Sempre trabalhei com lavouras de café, principalmente como meeiro e agora com a ajuda da EMATER estou formando minha própria lavoura de café, as dificuldades surgem e sou sincero em dizer que ultimamente para ajudar com as despesas de casa estava fazendo doces e levando para vender na cidade para aumentar a renda familiar, estou com uma filha cursando Agronomia no IFRO em Colorado e sou muito grato a minha família, esposa e filhos e também à EMATER pelo apoio que vem me dando, é um sonho realizado”, comentou o produtor.
Com as diversidades de produtos que Edson tem em sua propriedade como abacaxi, melancia, banana, abóbora, amendoim, mandioca, mamão, batata doce e inhame, o mesmo foi convidado para participar do Programa de Aquisições de alimentos PPA.
Texto e fotos: Redação