Crise na saúde é tema principal do CIB
Nesta sexta-feira, 20, acontece a segunda parte da 8° Reunião Ordinária de Câmara Técnica e Comissão Intergestores Bipartite.
A reunião que teve abertura na última quinta-feira, 19, com a presença de autoridades como o Prefeito de Vilhena José Rover, deputados estaduais Luizinho Goebel e Rosangela Donadon, teve nessa sexta-feira sua continuidade.
O foco da reunião é tratar sobre a crise na saúde que tem afligido o Brasil e dessa forma também o Estado de Rondônia.
Nesta sexta-feira, o Secretário de Saúde do Estado Williames Pimental, falou a respeito do déficit de 50 milhões na saúde do estado, que teve liberado pelo Governador Confúcio Moura, 40 milhões de reais, ficam 10 milhões de déficit para o próximo ano.
Williames falou também sobre a inauguração de um avançado hospital na cidade de Cacoal, que fará cirurgias de alto risco com tecnologia de ponta.
O Secretário ainda criticou prefeituras municipais que se comprometeram com determinados atendimentos e recebem verba para isso, mas que não tem honrado com seus compromissos, sendo Vilhena uma das cidades que tem passado por uma grave crise na saúde.
Um dos métodos para uma busca de uma melhoria na saúde do Estado será a realização de um curso no ano que vem para capacitação em gestão de recursos e administração, pois a falta de capacidade administrativa aumenta ainda mais o risco dentro da saúde.
Ele ainda alertou aos gestores que fazem compras de medicamentos acima da margem de tabela, que o tribunal de constas irá investigar dos os casos e fazer as comparações de custos necessárias para que o desperdício de dinheiro e o desvio sejam punidos.
A reunião terá continuidade até o final do dia e participam hoje autoridades como o Secretário de Saúde de Vilhena Adilson Bernadino, Deputado Só na Bença, Dr Paulo Lerme, Afonso Emrick Presidente da COSEMS, Ronaldo Alevato representando o Governador Confúcio Mouro, entre outros presentes.
Texto e fotos: Alan Souza