A equipe de reportagem do site Folha de Vilhena entrevistou um vilhenense que esteve no famoso garimpo no Estado do Mato Grosso hoje chamado de “Serra Pelada no MT” e relatou com detalhes como está a situação no local.
De acordo com o entrevistado que preferiu preservar sua identidade, na fazenda hoje tem em média 13 mil garimpeiros, vindo de várias partes do Brasil. A terra que fica dentro de uma fazenda no munícipio de Pontes e Lacerda/ MT a 330 km de Vilhena, têm cerca de 40 mil hectares e conforme ele, os garimpeiros estão escavando para extrair o tão cobiçado ouro. Ele também detalhou que o proprietário da fazenda está cobrando um pedágio no valor de R$ 50 por veículos para entrar na sua propriedade.
“Tem pessoas que chegam a extrair 8 kg de ouro por dia, às vezes não é necessário escavar muito para achar a riqueza já que elas são fáceis de encontrá-las, basta escavar um metro e aí estão elas”, diz.
Porém, ele também detalhou que tem grupos de garimpeiros que escavaram 10 metros e não encontraram nenhum grama de ouro. Segundo o entrevista o proprietário da Fazenda, já encontrou cerca de 3 toneladas de ouro. “De ontem pra hoje ouvi informações de que o Ministério Público Federal mandou que os garimpeiros saíssem do local, assim como também ouvi que Equipes da Força Nacional e o exército estavam a caminho”, ressalta.
“Muitos desses garimpeiros disseram que não sairiam da fazenda, e que estavam dispostos a ter conflitos com entidades, eu acredito que nesse momento a Força Nacional esteja lá no local junto com o exército, quem sabe deve até estar acontecendo um conflito”, finaliza.
Até o momento o que se sabe é que o MPF já mandou todos os garimpeiros saírem do local, conforme informações de meios de comunicação no Estado de Mato Grosso.
MPF manda fechar garimpo ilegal que reúne milhares de pessoas em Pontes e Lacerda
Por: Petter Vargas
Fotos: Divulgação