Três alunas da Escola Estadual Genival Nunes da Costa conquistaram a 2ª e 3ª colocação no Judô durante os Jogos Escolares de Rondônia – JOER 2015 realizado no município de Cacoal
Há quase um ano três alunas da Escola EEEF Deputado Genival Nunes da Costa estão se destacando em uma das modalidades esportivas que cresce cada dia mais – o Judô – que é uma das atividades oferecidas pelo Programa Mais Educação que tem com o objetivo oferecer aos alunos das redes públicas de ensino estaduais atividades complementares, ampliando a jornada escolar e a organização curricular da Educação Integral.
Ainda na plena flor da idade, mas com metas já delineadas para o futuro as três amigas, Amanda Justina Barbosa, Franciele Silva Rodrigues e Haniely Esttephany, todas elas de apenas 15 anos conversaram com a equipe de reportagem do site Folha de Vilhena e contaram como começaram a tomar gosto pela modalidade esportiva e como conseguiram já algumas medalhas em tão pouco tempo.
De acordo com Amanda Barbosa, 2ª colocada no Judô/categoria até 44 Kg, esta é a primeira vez que saiu da cidade para uma competição de Judô a nível estadual, já que nas outras três oportunidades as medalhas, num total de quatro, foram conquistadas na cidade de Vilhena, durante a realização do JOER na cidade e em uma competição interna na própria escola (Copinha).
Em Cacoal onde foi realizada os jogos escolares, Amanda competiu na sua respectiva categoria com duas faixas (Roxa e Laranjada) conquistando a 2ª colocação e mais uma medalha para sua coleção.
Sempre incentivada pelos Sensei Claudeir Rogério Teixeira, Wilson e pela família, a jovem diz que se apaixonou pelo Judô, assim que lhe foi apresentado o esporte, iniciando os treinos de imediato na Academia com o Sensei Wilson. “A princípio a vontade e o medo de me machucar chegaram juntos, mas depois de alguns treinos a paixão pelo Judô cresceu e cresceu e minha meta é…quem sabe chegar a uma competição nacional”, salientou.
Amanda que está no 8º ano contou também que consegue conciliar os treinos e os estudos de uma forma bem equilibrada, sempre respeitando os horários das duas coisas para não se prejudicar futuramente.
“Nunca gostei de esporte, mas hoje estou firme nele” foi com essa frase que Franciele Silva, 3º colocada no Judô durante o JOER iniciou o bate-papo com a nossa reportagem. Jovem brincalhona e carismática contou que quem a incentivou no esporte foi o Sensei Claudeir e desde o tempo que está no Judô já conquistou três medalhas, sendo a última delas no município de Cacoal na categoria até 70 Kg competindo nas faixas amarela e roxa.
“Ao começo minha mãe ficou preocupada porque quebrei o dedo da minha mão durante os treinos, mas isso não foi empecilho para eu desistisse, já que recebi todo o cuidado e o incentivo para continuar firme e forte no Judô”, diz Franciele.
A aluna/atleta que também tem uma rotina disciplinada todos os dias composta por casa, escola e academia disse que esse hábito continuará sempre presente na sua vida.
Haniely Esttephany leva consigo 4 medalhas conquistadas com muito esforço e dedicação no Judô, ela que foi 3ª colocada nos Jogos escolares – categoria até 48kg competindo nas faixas marrom e azul também contou que o Judô entrou na sua vida por incentivo da família e dos senseis Claudeir e Wilson que viram nela forte potencial para esse esporte e de onde ela não quer sair tão rápido.
Após as conquistas das medalhas durante o JOER no município de Cacoal as três atletas já estão se preparando para a uma próxima competição no dia 23 de outubro durante o JIR – Jogos Intermunicipais de Rondônia e no mês de novembro em uma outra competição na cidade de Ji-Paraná.
Falando em talentos, a Escola Estadual Genival Nunes vem mostrando que seus alunos tem amor e verdadeiro paixão pelo esporte, prova disso, são as três alunas destacadas na matéria, assim como os alunos do Futsal-infantil masculino que conseguiram o 2º lugar na fase Regional/Cone Sul, além disso, também destacamos o 1º lugar do vôlei de praia- infantil, fase estadual.
Sempre prezando pelo bom desempenho dos alunos, a professora Maria Helena e professor Gilberto, Diretora e Vice-Diretor apoiam a prática de esportes na Escola Genival Nunes e se orgulham muito em obter resultados como aqueles.
Texto e fotos: Sara Labajos