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Diligência na BR-319 se transforma em mobilização social pela reabertura da rodovia


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LOGO BR-319

A diligência da Comissão de Serviços Infraestrutura do Senado na BR-319, que parte nesta segunda-feira, 23, de Porto Velho (RO) rumo a Manaus (AM), ganhou a adesão e o apoio dos governos de Rondônia e do Amazonas, das Assembleias Legislativas dos dois Estados, das prefeituras dos municípios cortados pela rodovia e de diversos órgãos públicos e entidades de classe da Amazônia Legal. Várias comitivas estão se organizando para acompanhar a diligência, e atos públicos estão programados para acontecer em Porto Velho, Humaitá, Realidade, Careiro Castanho e Manaus.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), autor do requerimento para realização da diligência da CI/Senado, destaca que a adesão voluntária das pessoas e instituições aumentou após o embargo da obra de manutenção da rodovia pelo Ibama, o que demonstra a importância da reabertura da rodovia para o desenvolvimento sustentável da região. “Não dá mais pra esperar apenas pela boa vontade do governo e dos órgãos ambientais, agora nós vamos entrar em mobilização permanente até a reabertura definitiva da rodovia”, frisou Acir.

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Diligencia CRA - BR-319 - Senador Acir Gurgacz (16) (1)

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O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, está mobilizando empresários da indústria para participarem da diligência e da campanha pela reabertura da rodovia. Thomé também expediu correspondência a todos os presidentes de Federação das Indústrias na região Norte, solicitando apoio ao movimento pela reabertura da BR-319. “Para a nossa indústria ou para escoarmos a produção agrícola é muito mais barato transpor os 900 quilômetros da rodovia até Manaus do que escoar a produção para São Paulo e enfrentar 3.200 quilômetros de estradas”, frisou Thomé.

O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, considera que o movimento está demonstrando a força e coesão do setor produtivo. Ele acredita que com a união das forças produtivas e políticas da região será possível pressionar o governo federal e os órgãos ambientais para o licenciamento e reconstrução da rodovia. “A reabertura sem a pavimentação é um paliativo, um primeiro passo para conseguirmos a reconstrução completa da rodovia, com a pavimentação e todos os equipamentos de segurança e fiscalização”, salienta Coelho.

O senador Acir Gurgacz destaca que além de vetor para o desenvolvimento sustentável da região, a BR-319 poderá ser um caminho para a proteção da floresta. “Além de promover a integração da Amazônia e assegurar o direito de ir e vir da população regional, ela representa a possibilidade de instalarmos na Amazônia uma fiscalização efetiva e eficiente sobre as atividades ilegais que afetam a floresta, poluem os rios e ameaçam a fauna”, salienta Acir.

Assessoria de Imprensa

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