A atendente de uma conveniência de Vilhena (RO) não teve tempo para comemorar o aniversário de 20 anos neste domingo (25). O motivo? Gleiciane Ramos Dorneles passou o dia concentrada na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Foi muito chato fazer aniversário hoje porque não deu pra comemorar antes”, diz.
A jovem, que havia começado contabilidade no início deste ano, trancou a faculdade e se inscreveu no Enem, pois até ano que vem vai decidir se escolhe outro curso ou não. Segundo Gleciane, como ela já estava concentrada para a prova há meses, não teve tempo para organizar e celebrar seu 20° aniversário.
Ao G1, ela relatou a experiência de passar o dia tão especial trancada dentro de uma sala, onde respondeu a 90 questões objetivas e ainda fez uma redação. “Muito chato, pois não deu pra celebrar nada”, diz.
Logo após sair do local de prova, no campus da Universidade Federal de Rondônia em Vilhena, por volta de 16h (horário locao), a jovem correu para casa para poder almoçar e ainda tentar aproveitar o domingo de aniversário.
estado de Rondônia teve 91.260 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 632 indígenas, 13 idosos, 141 gestantes e 1 transexual estão entre os inscritos. Mais de 58% dos candidatos são do sexo feminino, sendo registradas 37.681 inscrições masculinas.
A principal faixa etária em Rondônia é de pessoas entre 21 e 30 anos, que possui apenas o ensino médio.
As provas foram aplicadas em todo o Brasil neste domingo (25). Em Rondônia, os portões abriram às 10h (horário local) e fecharam às 11h (horário local), seguindo o horário oficial de Brasília (DF).
Fonte: G1/RO