A prioridade para executar as obras de implantação da ferrovia bioceânica, no trecho Sapezal a Porto Velho, passado por Vilhena foi o pedido que o senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp fizeram ao ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante audiência na Frente Parlamentar Mista Brasil/China/Peru realizada na noite da quarta-feira, dia 16, em Brasília.
Para o senador e a deputada Marinha Raupp, o Governo Federal deve finalizar com urgência os estudos técnicos que estão sendo realizados para liberar o edital do leilão da ferrovia, que em Rondônia, terá uma extensão de 760 KM. De Porto Velho, a ferrovia seguirá a Rio Branco,
Cruzeiro do Sul(AC) e a fronteira Brasil/Peru.
O senador informou ao ministro que a inclusão do trecho Porto Velho/Vilhena, na Ferrovia foi um trabalho político realizado por ele e a deputada federal Marinha Raupp, no Congresso Nacional e junto ao governo federal, há vários anos.
O senador destacou que o estado de Rondônia foi incluído no sistema ferroviário nacional quando da apreciação e votação da Medida Provisória 427/08, no Congresso Nacional. “Eu fui o relator dessa MP no Senado Federal e inclui Vilhena e Porto Velho no Sistema Ferroviário
Nacional”, afirmou o senador.
Na Câmara Federal, a deputada federal Marinha Raupp pediu e o deputado federal Jaime Martins(MG), relator da MP 427 do Plano Nacional de Viação, incluiu Vilhena e Porto Velho, nos trechos da ligação ferroviária bioceânica.
Essa audiência da Frente Parlamentar com o ministro do Planejamento é mais um passo que se dá em prol implantação da ferrovia bioceãnica, disse a deputada Marinha Raupp. “Trabalhamos para que o leilão seja realizado com urgência pelo fato de que a ferrovia será importante para o desenvolvimento de Rondônia e do Brasil”, afirmou a deputada.
Assessoria de Imprensa