Foram produzidas 52t de calcário, o qual, estão sendo distribuído igualmente pelos 52 municípios do estado
Na tarde desta terça-feira, 8, foi realizado pelo Governo do Estado, através da SEAGRI, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) a entrega de 1.000 toneladas de calcário que atenderão a agricultura familiar dos vilhenenses.
O evento que marcou a entrega do cartão “Mais Calcário” para o município contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o vice-governador Daniel Pereira, o secretário de estado da agricultura Evandro Padovani, o secretário municipal de agricultura Miguel Câmara, o vereador José Garcia, vereadora Valdete Savaris, entre outros.
Com a palavra Evandro Padovani lembrou que há cerca de 5 anos o Governo do Estado não poderia realizar um evento dessa magnitude, já que não produziam calcário nessas proporções. Mas atualmente, além de oferecer maior qualidade, Rondônia produz 400toneladas por ano, podendo assim atender a demanda da região.
Segundo Daniel Pereira, a ideia é dividir tudo que for produzido com todos os municípios e na oportunidade garantiu que os municípios que melhor aproveitarem o calcário, serão recompensados com uma demando ainda maior, como forma de estímulo.
O programa “Mais Calcário” visa uma maior produção e geração de renda para os pequenos produtores rurais de Rondônia.
O calcário funciona como corretor da acidez do solo, através de um processo chamado “Calagem”, que revitaliza a terra, evita absorção de toxinas, fornece macronutrientes e potencializa o efeito dos fertilizantes.
Texto e fotos: Sabrina Mathias