Por volta das 20h desta segunda-feira, 21, um incêndio criminoso mobilizou uma guarnição do Corpo de Bombeiros na área rural de Vilhena.
A informação partiu do morador Claudio Castorino, o qual informou à imprensa que o fogo se alastrava em duas direções, uma na linha 135 e a outra na Kapa 144.
Devido a isso, o corpo de Bombeiros foi chamado e se fez presente no local, conseguindo assim controlar parte do fogo, evitando que o mesmo se alastra-se até as residências construídas nos arredores.
A Kapa 144 fica a 5 quilômetros de Vilhena, e a área está em disputa agrária há mais de 15 anos. Em 2007 um médico da cidade conseguiu uma liminar na justiça estadual e despejou os sitiantes destruindo inclusive todas as casas construídas na época.
Em 2014 os sitiantes conseguiram sentença favorável da Justiça Federal e foram reintegrados em suas poses, voltando a ocupa-las.
O médico vilhenense destacou sua tropa de choque e diversas ameaças já foram registradas pelos sitiantes, inclusive nesta segunda-feira um dos filhos de Claudio Castorino (morador na região) disse ter visto uma moto com duas pessoas, que depois de atear fogo na Kapa e outro na linha 135, sumiram pela linha 135, sentido Porto Velho.
No último final de semana, conforme os moradores da região foram escutados tiros aos arredores, suspeitando-se que sejam os mesmos que atearam fogo.
Os próprios sitiantes disseram para nossa reportagem presente no local que não duvidam que nesse incêndio criminoso, existem ordens de quem já perdeu a terra e em último desespero tenta intimidar os moradores.
“Não fosse a rápida ação do corpo de bombeiros toda a mata e as casas construídas na região tivessem queimado”, disse o morador Luiz Cabixi.
Texto e fotos: Folha de Vilhena